Melanoma

O que é câncer de pele melanoma?

O melanoma é uma variedade mais agressiva de câncer de pele, sendo que ela pode evoluir rapidamente para uma metástase, fazendo com que o câncer atinja alguma outra parte do corpo.

Assim como qualquer outro tipo de câncer, o melanoma acontece quando um determinado grupo de células do corpo humano começa a se desenvolver de forma desordenada e anormal. Neste tipo de câncer, ele surge em um grupo de células conhecido como melanócitos, responsáveis por produzir melanina, a proteína que dá cor à pele.

 

Quais são os tipos de câncer de pele melanoma?

Existem diferentes tipos de melanoma, sendo que podemos destacar: o melanoma maligno, o melanoma nodular, o melanoma metastático e o melanoma acral.

O melanoma maligno é o nome completo deste câncer que, quanto mais cedo for detectado, maiores chances de cura fornece ao paciente.

O melanoma metastático é o que torna essa doença grave. Entre os cânceres de pele, o melanoma é o tipo de câncer que mais facilmente pode se espalhar por outras partes do corpo, sobretudo pulmões, fígado e cérebro. 

Já o melanoma nodular apresenta-se por meio de uma mancha e uma leve elevação na geografia da pele, que pode ser sentida quando se desliza os dedos sobre a região afetada.

Por fim, o melanoma acral é mais comum em pacientes negros, sendo que ele pode acometer áreas como as palmas das mãos e as solas dos pés, além de ser o melanoma na unha, aparecendo, geralmente, debaixo dessa proteção existente na ponta dos dedos. 

 

Quais são os sintomas de câncer de pele melanoma?

O melanoma se apresenta por meio de pintas ou de nódulos que surgem na pele, o maior órgão do corpo humano. Geralmente, essas manchas são assimétricas, com bordas tortas, coloração diversificada e diâmetro grande.

Os sintomas mais significativos do melanoma também incluem manchas que podem coçar, arder e sangrar.

 

Como é o diagnóstico de câncer de pele melanoma?

A suspeita de melanoma é feita por meio do médico dermatologista, que analisa a mancha do paciente para determinar se há ou não a possibilidade de ela ser cancerígena. Para determinar o diagnóstico de câncer de pele melanoma são feitas biópsias para confirmar se há um câncer de pele e se ele realmente é um melanoma.

 

Como é o tratamento do câncer de pele melanoma?

O tratamento do câncer de pele melanoma pode feito por meio de cirurgia, visando a remoção da mancha ou do nódulo do corpo do paciente com uma margem de segurança.

Como esse é um câncer com potencial para se espalhar em outras partes do corpo, tratamentos com radioterapia, imunoterapia e terapia-alvo podem ser indicados, a depender do estágio da doença no organismo.

A Oncologia D’Or oferece atendimento médico de excelência para pacientes oncológicos nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Tocantins e Bahia.