A gastroenterologia é a especialidade médica responsável por cuidar da saúde do sistema digestivo, identificando e tratando doenças que afetam órgãos como o estômago, intestino, fígado e pâncreas.
A gastroenterologia é a área da medicina que estuda, diagnostica e trata doenças relacionadas ao trato gastrointestinal e órgãos associados, como esôfago, estômago, pâncreas, fígado e intestinos, por exemplo.
O médico gastroenterologista investiga alterações no funcionamento desses órgãos, tanto ao nível estrutural quanto metabólico, buscando identificar causas de sintomas como dores abdominais, náuseas, refluxo, diarreia e outros sinais relacionados à digestão e excreção.
A especialidade é essencial para diagnosticar distúrbios digestivos e metabólicos, monitorar doenças crônicas do aparelho digestivo e prevenir complicações relacionadas ao sistema gastrointestinal.
O gastroenterologista pode atuar em conjunto com nutricionistas, hepatologistas e proctologistas para um cuidado mais completo do paciente.
É indicado procurar um gastroenterologista quando houver sintomas persistentes, como:
Além disso, pessoas com histórico familiar de câncer gastrointestinal devem realizar consultas preventivas com regularidade.
O gastroenterologista está habilitado a diagnosticar e tratar diversas condições, entre elas:
O acompanhamento contínuo é fundamental em doenças crônicas ou autoimunes, como as doenças inflamatórias intestinais.
A consulta começa com uma avaliação clínica completa, incluindo histórico de saúde e hábitos alimentares, descrição dos sintomas, exame físico e solicitação de exames complementares, se necessário.
Para se tornar gastroenterologista, o médico precisa ter graduação em Medicina (6 anos), residência em Clínica Médica (2 anos) e residência ou especialização em Gastroenterologia (2 anos). Caso deseje, o profissional pode também realizar uma formação complementar em áreas como Endoscopia Digestiva e Hepatologia.
Os principais exames utilizados na gastroenterologia incluem:
Esses exames ajudam a confirmar o diagnóstico, acompanhar a evolução de doenças e planejar tratamentos adequados.
Os tratamentos variam conforme a condição diagnosticada e podem incluir o uso de medicamentos, cirurgias, tratamentos endoscópicos e até mesmo suplementação nutricional. Mudanças na alimentação e estilo de vida também podem ser recomendadas.
Em casos de doenças crônicas, o acompanhamento contínuo com o gastroenterologista é fundamental para melhorar a qualidade de vida do paciente.
A Rede D’Or possui infraestrutura completa para o atendimento em gastroenterologia, incluindo o Centro de Doenças Inflamatórias Intestinais. As unidades contam com especialistas altamente qualificados, além de recursos para realização de exames avançados e tratamentos integrados a outras especialidades.