A Imunologia é o ramo da Medicina que busca estudar o sistema imunológico e as condições que podem afetá-lo.
A Imunologia é o ramo da Medicina que busca estudar o sistema imunológico e as condições que podem afetá-lo.
O sistema imunológico é composto por células como os linfócitos, leucócitos e fagócitos, que fazem parte da defesa do corpo contra vírus, bactérias, fungos e outros possíveis invasores do organismo.
Para ter o título de imunologista, o profissional deve ter o diploma de graduação em Medicina ou em Biomedicina e depois realizar a especialização em Imunologia.
Muitas vezes, as alergias e sintomas como tosse, coceira e inchaços que as pessoas sentem são resultado de uma ação exagerada do próprio sistema imunológico. Como esse é o objeto de estudo da imunologia, é possível encontrar essa especialidade médica com o nome de alergia e imunologia.
Essa especialidade médica também pode ser chamada de Imunologia Clínica e trata condições como a imunodeficiência primária, a rinite, a sinusite, a asma, a urticária, a conjuntivite e as alergias alimentares e medicamentosas.
A área de imunoterapia é responsável por realizar o tratamento de doenças cancerígenas, infecciosas, parasitárias e alérgicas.
A área de Imunologia Evolutiva é responsável por estudar as mudanças do sistema imune ao longo da evolução.
A área de Imunologia Reprodutiva investiga tudo relacionado ao sistema imunológico e as fases de gestação.
É a área que estuda as células do sistema imune.
Estuda os aspectos genéticos dos antígenos, anticorpos e como se relacionam.
O médico imunologista pode prevenir, tratar e diagnosticar doenças autoimunes e muitas vezes após sua especialização, pode receber titulação de alergista.
Além disso, também realiza o estudo de vacinas e medicações que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, realizando a prevenção de condições médicas como a catapora, a caxumba, a rubéola e até a tuberculose.
Os testes de alergia, broncoprovocação, cutâneos de hipersensibilidade, condições crônicas e imunoterapia estão entre os procedimentos mais comuns que são realizados por esses profissionais e auxiliam na hora de determinar que tipo de alergia o paciente possui.
Não existe um momento certo para passar em consulta com um imunologista, mas é recomendado em um primeiro momento se consultar com um clínico geral que possa indicar um especialista para realizar o diagnóstico.
Em casos que já são comprovados a doença ou o problema no sistema autoimune, a recomendação é realizar o acompanhamento com o médico especializado.
Na Rede D’Or você pode contar com um centro médico com equipe altamente especializada em diversas áreas e estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.