Trombose

O que é trombose?

A trombose é uma condição que afeta o corpo humano por meio da formação de um ou mais coágulos que acabam por impedir o fluxo sanguíneo de fluir normalmente por dentro da veias e das artérias que integram o sistema circulatório.

Existem diferentes tipos de trombose sendo que eles se relacionam de acordo com área do corpo onde a trombose está localizada. Essa é uma condição que acomete mulheres com mais frequência, sendo que homens também podem apresentá-la.

Existem diferentes causas para a trombose, sendo que essa é uma condição comum após longas internações hospitalares com um amplo período de imobilidade, após viagens prolongadas em aviões e ônibus e após o uso contínuo de medicamentos anticoncepcionais e de reposição hormonal.

Pacientes fumantes, obesos e com varizes nas pernas também possuem maiores chances de desenvolver a trombose.

 

Quais são os tipos de trombose?

A trombose venosa profunda é o tipo mais corriqueiro de trombose, sendo que geralmente afeta uma ou mais veias localizadas na parte inferior do corpo, como as coxas e panturrilhas.

A trombose arterial é o tipo de coágulo que se forma nas artérias presentes dentro do organismo, como a aorta.

Já a trombose pulmonar acontece quando o coágulo se desloca do local onde ela se originou, como as pernas, por exemplo, e se transporta pelo corpo do indivíduo até chegar ao pulmão. Uma vez que o coágulo se instala no pulmão, o paciente pode acabar com uma condição chamada de embolia pulmonar.

Se o coágulo sai da perna, se movimenta pelo corpo e vai parar no sistema circulatório até chegar no cérebro, o paciente acaba sendo diagnosticado com trombose cerebral.

 

Onde a trombose pode acontecer?

Como a trombose acomete o sistema circulatório, o paciente pode apresentar trombose em qualquer lugar de seu organismo onde existam veias e artérias. Essa é uma condição mais comum nos membros inferiores, como coxas e pernas. Mas, o paciente pode também apresentar trombose nos pés e trombose nos braços.
Quais são os sintomas de trombose?

Nem sempre o paciente que possui trombose apresenta sintomas. Quando isso acontece, é comum que ele sinta:

– Dor;
– Inchaço corporal;
– Ardência;
– Calor no local do coágulo;
– Alteração na cor da área do coágulo, que pode ficar vermelha, azul ou arroxeada;
– Rigidez na musculatura da região e
– Se o coágulo vai até o pulmão, o paciente pode apresentar ainda dor no peito e nas costas, tosse com sangue e respiração curta e rápida.

 

Como é o tratamento da trombose?

Existem dois tipos de trombose, quando o assunto é o tratamento: a aguda e a crônica.

A trombose aguda é uma variedade da doença capaz de se curar sozinha, apenas seguindo-se as recomendações médicas e sem precisar fazer uso de medicamentos.

Já a trombose crônica precisa de um acompanhamento mais sério, fazendo o uso de medicamentos anticoagulantes que auxiliem o paciente a voltar às suas condições normais.

De forma geral, a trombose tem cura e basta seguir as recomendações médicas e fazer o uso correto da medicação para obtê-la.

A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, espalhados por hospitais, clínicas e ambulatórios médicos nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão. Pernambuco e Sergipe. Marque sua consulta.