A trombose é uma condição que afeta o corpo humano por meio da formação de um ou mais coágulos que acabam por impedir o fluxo sanguíneo de fluir normalmente por dentro da veias e das artérias que integram o sistema circulatório.
Trombose é a formação de coágulos no interior de veias ou artérias impedindo o fluxo sanguíneo e podendo causar sintomas como dor, vermelhidão ou inchaço na região afetada e, nos casos mais graves, complicações como infarto ou AVC.
Essa condição, que é causada pela formação de um coágulo na circulação, é mais frequente em caso de cirurgias recentes, períodos longos de imobilidade, uso de anticoncepcionais com estrogênio ou terapia de reposição hormonal, por exemplo.
A trombose é uma condição grave, sendo recomendado procurar uma emergência assim que possível para uma avaliação em caso de suspeita. O tratamento pode envolver desde o uso de medicamentos anticoagulantes até cirurgia em alguns casos.
Os principais sintomas de trombose são:
Estes sintomas são mais comuns em caso de trombose na perna, pé ou braço, por exemplo, mas a trombose pode se desenvolver nas veias e artérias de qualquer parte do corpo, podendo afetar também órgãos como pulmão ou cérebro.
Por isso, os sintomas podem ser diferentes dependendo da parte do corpo afetada. Por exemplo, se o coágulo chegar até o pulmão, a pessoa pode apresentar sintomas como dor no peito ou falta de ar, já se afetar o cérebro, pode causar sintomas semelhantes a um AVC. Conheça os principais sintomas de AVC.
Primeiros sintomas de trombose na perna
Normalmente, os primeiros sintomas de trombose na perna são dor, vermelhidão e inchaço do membro afetado, que tendem a surgir rapidamente. No entanto, especialmente nessa localização, a trombose pode causar nenhum ou poucos sintomas em alguns casos.
Os principais tipos de trombose são:
Os tipos de trombose variam de acordo com o local em que a trombose acontece e a sua gravidade, podendo se manifestar por meio de diferentes sintomas.
A trombose venosa é causada pela formação de um coágulo no interior de veias do corpo e, especialmente quando afeta veias profundas, é conhecida como trombose venosa profunda. Este tipo de trombose é mais frequente na perna. Saiba o que é trombose venosa e suas causas.
A trombose arterial é quando um coágulo bloqueia a circulação de sangue por uma artéria. Dependendo da parte do corpo afetada e gravidade, pode resultar em problemas sérios como infarto, AVC ou perda de um membro. Veja como a trombose pode causar um infarto.
Este tipo de trombose normalmente acontece quando um coágulo que se formou em outra parte do corpo se desloca pela circulação até o pulmão. Essa condição também é conhecida como embolia pulmonar. Entenda melhor o que é trombose pulmonar e os sintomas.
Trombose maciça é um termo médico que normalmente é utilizado para se referir a um tipo de trombose pulmonar que causa pressão baixa, devido ao comprometimento da circulação de sangue para outras partes do corpo.
A trombose hemorroidária é uma complicação associada a hemorroidas internas ou externas em que existe a formação de um coágulo no seu interior. Normalmente, provoca dor intensa no local. Confira o que é a trombose hemorroidária e os sintomas.
Este tipo de trombose acontece quando um coágulo obstrui a circulação de sangue por veias ou artérias cerebrais, podendo resultar em um AVC.
O diagnóstico de trombose normalmente é feito pelo angiologista ou clínico geral baseado nos sintomas apresentados e resultados de exames como o ultrassom do membro afetado ou a angiografia por tomografia computadorizada da região.
Devido a sua gravidade, em caso de suspeita de trombose é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação e iniciar o tratamento mais adequado.
A trombose é causada pela formação de coágulos que obstruem os vasos sanguíneos, normalmente devido a combinação de condições que provocam a lesão da parede destes vasos, desequilíbrios da coagulação do sangue e/ou dificuldade de circulação.
Alguns fatores que aumentam o risco de trombose são:
Além disso, o risco de trombose também é maior em pessoas com mais de 60 anos de idade e com problemas de saúde que afetam a coagulação do sangue.
O tratamento para trombose normalmente é feito com o uso de medicamentos para controlar a coagulação do sangue e varia de acordo com a sua localização e gravidade, sendo normalmente iniciado com a pessoa internada no hospital.
Em condições como infarto ou AVC o médico também pode indicar o uso de medicamentos trombolíticos, que são capazes de desfazer os coágulos obstruindo os vasos sanguíneos, ou mesmo cirurgia para recuperar a circulação do sangue.
Além disso, dependendo do risco da pessoa apresentar novos episódios de trombose, também podem ser indicados medicamentos para manter o controle da coagulação do sangue a longo prazo, que devem ser usados de acordo com a orientação médica.
Para prevenir a trombose é recomendado:
Além disso, para prevenir a trombose, também é importante tratar problemas de saúde como pressão alta, diabetes ou colesterol alto adequadamente.
O médico mais indicado para se consultar em caso de suspeita de trombose é o angiologista. Esta especialidade é a mais indicada para fazer o diagnóstico e orientar o tratamento de problemas que afetam os vasos sanguíneos.
No entanto, em caso de suspeita de trombose, é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação assim que possível, para evitar que o problema se agrave.
A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, espalhados por hospitais, clínicas e ambulatórios médicos nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal.