Localização desligada
A trombose é uma condição que afeta o corpo humano por meio da formação de um ou mais coágulos que acabam por impedir o fluxo sanguíneo de fluir normalmente por dentro da veias e das artérias que integram o sistema circulatório.
A trombose é uma condição que afeta o corpo humano por meio da formação de um ou mais coágulos que impedem o fluxo sanguíneo de fluir normalmente por dentro das veias e das artérias que integram o sistema circulatório.
Existem diferentes tipos de trombose, de acordo com a área do corpo onde a trombose está localizada. Essa é uma condição que acomete mulheres com mais frequência, sendo que homens também podem apresentá-la.
Há muitas causas para a trombose, sendo muito comum após longas internações hospitalares com amplo período de imobilidade, após viagens prolongadas em aviões e ônibus e após o uso contínuo de medicamentos anticoncepcionais e de reposição hormonal.
Pacientes fumantes, obesos e com varizes nas pernas também possuem maiores chances de desenvolver a trombose.
A trombose venosa profunda é o tipo mais corriqueiro, afetando uma ou mais veias localizadas na parte inferior do corpo, como as coxas e panturrilhas.
A trombose arterial é o tipo de coágulo que se forma nas artérias presentes dentro do organismo, como a aorta.
Já a trombose pulmonar acontece quando o coágulo se desloca do local onde se originou, como as pernas, por exemplo, e se transporta pelo corpo do indivíduo até chegar ao pulmão. Uma vez que o coágulo se instala no pulmão, o paciente pode acabar com uma condição chamada de embolia pulmonar.
Se o coágulo sai da perna, se movimenta pelo corpo e vai parar no sistema circulatório até chegar ao cérebro, o paciente é diagnosticado com trombose cerebral.
Como a trombose acomete o sistema circulatório, o paciente pode apresentar trombose em qualquer lugar de seu organismo onde existam veias e artérias. Essa é uma condição mais comum nos membros inferiores, como coxas e pernas, podendo aparecer também nos pés e nos braços.
Existem alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de trombose, são eles:
Nem sempre o paciente que possui trombose apresenta sintomas. Quando isso acontece, é comum que ele sinta:
Existem algumas atividades que podem ajudar na prevenção da trombose. Entre elas, podemos destacar:
Existem dois tipos de trombose, quando o assunto é o tratamento: a aguda e a crônica.
A trombose aguda é uma variedade da doença capaz de se curar sozinha, apenas seguindo as recomendações médicas e sem precisar fazer uso de medicamentos.
Já a trombose crônica precisa de um acompanhamento mais sério, fazendo o uso de medicamentos anticoagulantes que auxiliem o paciente a voltar às suas condições normais.
De forma geral, a trombose tem cura e basta seguir as recomendações médicas e fazer o uso correto da medicação para obtê-la.
A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, espalhados por hospitais, clínicas e ambulatórios médicos nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal.