A fonoaudiologia é a área da saúde que visa tratar os processos da comunicação humana, como a fala. Para além de ajudar pessoas com problemas como gagueira e troca de palavras, o ramo também se encarrega de abordar outras áreas relacionadas à boca e à garganta, como, por exemplo, a deglutição e a sucção.
A fonoaudiologia é a área da saúde que visa tratar os processos da comunicação humana, como a fala. Para além de ajudar pessoas com problemas como gagueira e troca de palavras, o ramo também se encarrega de abordar outras áreas relacionadas à boca e à garganta, como, por exemplo, a deglutição e a sucção.
A fonoaudiologia faz o diagnóstico das condições de fala e as trata para devolver ao paciente sua capacidade de comunicação e sua qualidade de vida, além de auxiliar aqueles que precisam usar bastante a voz por meio de técnicas como o aquecimento vocal, que impede a formação de calos nas cordas vocais.
Existem diversas indicações para a consulta com um fonoaudiólogo, por exemplo:
Pessoas com problemas auditivos também podem realizar tratamento fonoaudiológico com o objetivo de minimizar a perda auditiva e de realizar a adaptação e os ajustes das próteses auditivas.
A fonoaudiologia engloba 11 áreas diferentes. Entre as principais, destacamos:
Disfagia é um termo médico utilizado para designar a dificuldade de engolir ao ingerir alimentos ou água. A disfagia pode afetar a faringe (disfagia orofaríngea), quando o paciente não consegue engolir alimentos tranquilamente, ou o esôfago (disfagia esofágica), quando o paciente consegue engolir, mas apresenta dificuldades para que o alimento flua para o estômago.
A disfagia afeta pacientes em qualquer faixa etária, desde recém-nascidos até idosos, mas é mais comum em pacientes acima dos 50 anos de idade. O diagnóstico da disfagia é feito por meio de testes realizados pelo fonoaudiólogo.
A disfagia é um dos principais objetos de tratamento da fonoaudiologia. São os fonoaudiólogos que conseguem, por meio de técnicas, procedimentos e medidas, aliviar os sintomas da disfagia ou mesmo ajudar o paciente a superar por completo a dificuldade de engolir.
A disfagia também é capaz de afetar pacientes que passaram longos períodos de tempo entubados. Por isso, muitos fonoaudiólogos especializados em disfagia atuam em hospitais e instituições de saúde, ajudando os pacientes a aprenderem a engolir novamente e sem maiores problemas.
É o fonoaudiólogo que realiza os testes da orelhinha e da linguinha, logo após o nascimento de uma criança. Essas avaliações ajudam o médico pediatra a observar, por exemplo, se o bebê tem problemas na audição ou no freio lingual que podem afetar ou dificultar de alguma forma a amamentação, causando fissuras nas mamas da mãe ou uma amamentação que não é efetiva para dar ao bebê a quantidade de calorias que ele necessita para crescer e se desenvolver.
Em pacientes adultos, a fonoaudiologia envolve testes diferentes, como a audiometria e o ajuste de próteses auditivas.
Outros testes comuns da fonoaudiologia incluem:
O tratamento com um profissional da fonoaudiologia pode ser indicado por médicos pediatras ou geriatras, por exemplo, mas também por médicos neurologistas, que tratam de pacientes que tiveram a fala afetada por algum tipo de problema cerebral.
Pacientes que fazem o uso intenso da voz também podem procurar um fonoaudiólogo espontaneamente, como forma de entender melhor o seu funcionamento, aprendendo a aquecer a voz e a preservá-la para o futuro.
Nos tratamentos são indicados exercícios, práticas e técnicas variadas, que ajudam a resolver problemas relacionados aos temas da fonoaudiologia.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Marque a sua consulta.