A hematologia é a especialidade médica que estuda e trata doenças do sangue e de órgãos hematopoéticos, onde se formam as células do sangue. São estes especialistas que cuidam de pacientes com leucemia, linfoma, mieloma múltiplo e outras doenças malignas; assim como as benignas, como anemias adquiridas ou congênitas, púrpura e coagulopatias.
O sangue, a medula óssea, os linfonodos, o baço e os gânglios linfáticos são estudados na especialidade médica da hematologia. O sangue é essencial para a vida porque ele é o responsável por transportar oxigênio, hormônios, nutrientes, células brancas, plaquetas e substâncias diversas para todo o corpo.
É de responsabilidade do médico que possui essa especialização realizar o diagnóstico e o tratamento de condições que possam afetar o sangue e o local onde ele é formado, que são os órgãos hematopoéticos, como a medula óssea, responsável por produzir hemácias, leucócitos e plaquetas.
Enquanto a hematologia consiste na especialidade médica que realiza o estudo do sangue e dos seus componentes, a hemoterapia consiste no uso terapêutico do sangue e dos seus componentes por meio da transfusão sanguínea. Vale lembrar que a hematologia também pode atuar em conjunto com a hemoterapia, especialmente nos tratamentos realizados por meio de transfusões sanguíneas.
Normalmente, a hematologia trata de condições como a leucemia e o linfoma, que são os cânceres do sangue. O mieloma duplo, a hemofilia, a púrpura, os distúrbios de coagulação, a trombofilia e as anemias diversas, como a falciforme, também podem ser tratados por um médico com essa especialidade.
Normalmente, um paciente somente realiza consulta com um médico hematologista por recomendação médica de outra especialidade, como a clínica geral, a cardiologia e a angiologia.
No entanto, caso o paciente apresente sintomas como sangramento frequente da gengiva e do nariz, trombose, inchaço nos gânglios e linfonodos, fadiga, cansaço e manchas na pele, é recomendado marcar uma consulta clínica com essa especialidade médica para a realização de exames e avaliações.
Por meio de exames de sangue específicos, os médicos especializados em hematologia conseguem descobrir se há algum componente do sangue, de células a nutrientes, que estão alterados e que podem estar causando problemas de saúde diversos no paciente. Esses exames são comandados pela hematologia laboratorial.
Certas condições sanguíneas, como a leucemia, necessitam de um transplante para devolver ao paciente sua qualidade de vida. Para tanto são realizados procedimentos médicos como o transplante de medula óssea.
Algumas das unidades hospitalares da Rede D’Or são credenciadas pela Comissão Nacional de Transplantes como Centros Transplantadores e são totalmente capacitadas para realizar transplantes de medula óssea de procedimento médico com infraestrutura completa e serviço de excelência em anatomia patológica, quimioterapia e radioterapia.
Além disso, nossos centros de hematologia possuem profissionais médicos e laboratoriais capacitados para realizar todo o tipo de avaliação e exames necessários para alcançar um diagnóstico preciso e correto, auxiliando o paciente na recuperação de sua qualidade de vida.
A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia e seus hospitais possuem mais de 5 mil leitos médicos para a internação dos pacientes que necessitem de cuidados mais intensivos, com a ajuda de profissionais de Hematologia.
Marque a sua consulta e confira de perto os nossos serviços de Hematologia!