Conteúdo disponível em breve
É um método terapêutico utilizado para o tratamento de alguns tipos de taquicardias. Estas taquicardias que são passíveis de ablação se originam em áreas específicas do tecido cardíaco. Uma vez que esta área afetada seja localizada ela pode ser destruída (ablação) através da aplicação de energia de radiofrequência por um cateter específico.
A localização desta área a ser ablacionada é realizada por um procedimento chamado de mapeamento das arritmias. Em casos mais complexos pode ser necessário ou uso de um sistema mais avançado chamado de mapeamento eletro anatômico. Esta tecnologia permite a recriação de um “coração virtual” tridimensional onde se visualiza o circuito da arritmia em questão facilitando a localização da área a ser ablacionada. Como esta tecnologia permite a visualização dos cateteres utilizados em tempo real, há uma grande economia no uso de radiação X trazendo maior segurança para o paciente e a equipe médica.
A ablação está indicada como forma primária de tratamento em alguns casos, como na síndrome de Wolff Parkinson White, por exemplo, onde a taxa de cura pela ablação se aproxima de 100% e, portanto, a sua indicação está consagrada em detrimento do uso de medicação antiarrítmica. Para outros casos se utiliza a ablação em pacientes que têm taquicardias resistentes ao tratamento com fármacos antiarrítmicos ou que possuam acionamentos indesejáveis de cardioversores-desfibrildores implantáveis.
O marcapasso é um pequeno e leve dispositivo para estimulação elétrica que consiste em um gerador de pulsos e eletrodos. O gerador é composto por um circuito eletrônico miniaturizado e uma bateria compacta. O marcapasso é capaz de perceber a atividade cardíaca, e quando não há nenhuma pulsação natural, libera um impulso elétrico (indolor) que leva a contração do músculo cardíaco. O marcapasso é ligado ao coração através de eletrodos (fio que comunica o gerador com o coração). É através desse fio que os sinais elétricos são transportados do e para o coração.
Doenças ou mesmo o processo de envelhecimento podem perturbar o ritmo normal do coração, fazendo com que o coração bata de forma irregular e/ou lenta (bradicardia) levando a sintomas como vertigens, sensação de fraqueza, cansaço e desmaios. O sistema elétrico do coração pode apresentar bloqueios que não permitem a passagem do impulso elétrico. Quando isto acontece, o coração bate mais lentamente, o que resulta em bradicardias ou batimentos lentos do coração, que pode ser acompanhado também de desmaios, tonturas e/ou cansaço.
O marcapasso pode dar ao coração o suporte necessário para aliviar ou abolir estes sintomas permitindo ao paciente maior segurança para realizar todas as suas atividades diárias.
Existem 3 tipos básicos de bradicardias dependendo do local onde o bloqueio do sistema elétrico do coração esteja ocorrendo. Quando bloqueio ocorre no nódulo sinusal, que é o marcapasso normal do coração, dizemos que há disfunção do nódulo sinusal. Além disso, o bloqueio do impulso elétrico pode ocorrer no nódulo atrioventricular ou nos ramos direito ou esquerdo do sistema elétrico do coração. O importante é que todos estes tipos de bloqueio podem levar à diminuição do número de batimentos cardíacos e causar sintomas como tonturas e desmaios. Dependendo do tipo de bloqueio e dos sintomas que ele esteja causando, pode haver necessidade de implantar um marcapasso artificial.
O procedimento de implante de marcapasso é relativamente simples e seguro. A cirurgia é realizada sob sedação e anestesia local, ou seja, o paciente não sentirá dor e irá dormir durante todo o procedimento que dura em torno de 1 a 2 horas. Normalmente o marcapasso é implantado na região do tórax logo abaixo da clavícula do lado esquerdo ou direito. Uma incisão de aproximadamente 4 cm é feita na pele e um pequena “bolsa” é realizada entre a pele e o tecido acima do músculo, para colocação do gerador. Com o auxílio do raio-X os eletrodos são colocados através da veia dentro do coração. Após a colocação dos eletrodos, vários testes são realizados para ter a certeza que tanto os eletrodos como o gerador estão funcionando bem. O gerador é então conectado aos eletrodos e colocado dentro da “bolsa” previamente confeccionada.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2528-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2528-7000.