É um exame que faz parte da Medicina Nuclear, sendo o método mais preciso para a determinação da taxa de filtração glomerular.
A Determinação da Filtração Glomerular através do uso de radioisótopos, é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, sendo o método mais preciso para a determinação da taxa de filtração glomerular.
A grosso modo, a taxa de filtração glomerular é a quantidade de sangue que é filtrada pelos glomérulos – estruturas funcionais dos rins. Pode-se concluir então, que este exame busca estudar o funcionamento dos rins.
Para o exame de Determinação da Filtração Glomerular, o paciente vai receber uma injeção de um medicamento levemente radioativo, que vai se conectar às células de seu sangue e permitir que o movimento delas no corpo do paciente seja observado em maior detalhe.
Em seguida, o paciente é levado à máquina de cintilografia, que vai capturar imagens dessa movimentação para a avaliação da filtração glomerular do paciente.
A captura de imagens na máquina de cintilografia pode ser repetida em outros intervalos de tempo, dependendo da orientação médica.
Com a Determinação da Filtração Glomerular, estuda-se o funcionamento dos rins, permitindo o diagnóstico de uma série de condições médicas relacionadas à saúde dos rins, como a insuficiência renal.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2528-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2528-7000.