Os exames cardiológicos englobam todo e qualquer tipo de exame cujo enfoque seja a saúde do coração e do sistema vascular do paciente.
A Cardiologia é uma das especialidades médicas mais complexas e, por isso, tem uma infinidade de exames que cooperam para investigação e diagnóstico cada vez mais precisos.
Entre os exames cardiológicos mais solicitados, destacam-se:
Eletrocardiograma: O exame é realizado por meio de eletrodos posicionados nos braços, nas pernas e no tórax, que disparam pequenos impulsos elétricos e permitem a mensuração do ritmo cardíaco e avaliação das coronárias. Esse exame possibilita que sejam identificadas inclusive doenças não cardíacas, mas que podem afetar o coração, como, por exemplo, as alterações da tireoide.
Eletrocardiograma de esforço ou teste ergométrico: Nesse exame, o paciente é submetido a um esforço físico, geralmente por meio de uma esteira ergométrica, quando o coração é exigido e eleva seu trabalho e sua frequência. Assim, o funcionamento do coração é avaliado sob estresse. O teste é feito mediante um eletrocardiograma contínuo durante o exame.
Eletrocardiografia dinâmica (Holter): O paciente é monitorado por 24h com um equipamento preso ao corpo, que registra o ritmo do coração durante suas atividades realizadas em seu dia a dia. Esse exame é frequentemente indicado para investigação de arritmias cardíacas.
Ecocardiograma: Pode-se considerar que esse exame seja uma ultrassonografia, fornecendo dados sobre o tamanho, a forma e os movimentos musculares e das válvulas do coração. É indicado para investigar o funcionamento do coração, ou seja, sua contração muscular, o funcionamento das valvas cardíacas, o tamanho das cavidades do coração (átrios e ventrículos), a presença de coágulos de sangue e o estreitamento das artérias dos rins. E ainda permite uma análise geral das artérias e das veias da região, entre outras informações.
Radiografia do tórax: O exame é capaz de avaliar o tamanho do coração, da aorta e de outros vasos do tórax. Sua atuação também capta as condições dos pulmões, que podem apresentar alteração em caso de falha cardíaca.
MAPA: Assim como no Holter, é realizado por meio do uso, por 24h, de um aparelho que armazena as informações sobre a pressão arterial do paciente, aferida a cada 30 minutos. Os dados obtidos contribuem para as condutas de tratamento para variações de pressão, que podem estar relacionadas a problemas cardiológicos.
Cintilografia miocárdica: trata-se de um exame realizado dentro de um aparelho de tomografia, que associa dois métodos simultaneamente. O paciente é submetido a estresse físico por meio da esteira ou de fármacos. Nesse caso, é feita a injeção de um radiofármaco (não é contraste!), uma substância que marca algumas regiões do coração que serão viabilizadas pela tomografia. Esse exame permite avaliar o fluxo de sangue no coração, os quadros de inflamação do músculo cardíaco e a função de contratilidade do músculo cardíaco, entre outros.
Angiotomografia de coronárias: é uma tomografia realizada para avaliar se as artérias do coração (coronárias) estão obstruídas em razão de placas de gordura. Para tal exame, é necessária a utilização de contraste. Além de pesquisar obstruções, podemos verificar a quantidade de depósito de cálcio nas artérias.
Ressonância de coração: exame utilizado para uma avaliação da função contrátil do coração, que complementa as informações que o ecocardiograma pode fornecer. Além disso, pode fornecer informações sobre o fluxo de sangue no músculo cardíaco, a presença de tecido não contrátil ou até mesmo as obstruções ao fluxo sanguíneo que podem ocorrer dentro do coração. Pode também revelar a presença de tumor ou de coágulo.
Cateterismo cardíaco: exame que utiliza contraste para detectar obstruções ao fluxo de sangue provocadas por placas de gordura nas artérias do coração (coronárias).
Para informações sobre prazo de entrega, cobertura de convênios e preços, consulte o site da Rede D’Or ou sua unidade de realização.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar. Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003 3230 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003 3230.