
Obstetrícia
A Obstetrícia é a especialidade médica dedicada ao cuidado das gestantes. O especialista acompanha todo o pré-natal, realiza exames clínicos, solicita exames complementares e é o profissional responsável pelo parto.
O que é Obstetrícia?
Proteger a vida e a saúde das gestantes e dos bebês é a principal missão dos médicos especializados em Obstetrícia, a área da Medicina responsável pelo acompanhamento da paciente durante a gravidez, o parto e o período pós-nascimento, especialmente nos primeiros 28 dias de vida da criança.
O obstetra orienta e esclarece dúvidas da família, preparando todos para a chegada do bebê. Além disso, auxilia a mãe no período de lactação, fornecendo informações e recomendações sobre amamentação.
Esse profissional também acompanha pessoas que estão planejando a gestação, avaliando a saúde e a capacidade reprodutiva por meio de exames e fornecendo orientações sobre os cuidados necessários antes da gravidez.
Qual é a formação do obstetra?
Após concluir a graduação em Medicina, o profissional pode se especializar em Ginecologia e Obstetrícia por meio de dois caminhos:
- conclusão da residência médica na área, com duração de três anos;
- realização da prova de títulos da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), destinada a médicos que já possuem experiência prática na especialidade, permitindo a obtenção do certificado de especialista.
O que o obstetra faz na primeira consulta?
Na primeira consulta, o obstetra realiza a primeira pesagem da gestante para acompanhar sua evolução, além de fazer perguntas sobre o histórico da paciente, antecedentes familiares e a presença de doenças preexistentes. A sinceridade nas respostas é fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê, pois permite ao especialista indicar cuidados precoces para prevenir complicações.
É nesse momento inicial que o médico também solicita exames para avaliar a saúde da gestante, incluindo a ultrassonografia, recomendada entre a 5ª e 8ª semana de gestação.
Para a primeira consulta pré-natal, a paciente deve levar todos os exames recentes, a carteira de vacinação e uma lista com os medicamentos e substâncias utilizados nos últimos dias. Também pode ser necessário informar a data do último período menstrual e apresentar o exame positivo de beta HCG.
Quais exames o obstetra pode solicitar?
Para acompanhar a saúde da gestante e do bebê, o obstetra costuma solicitar, durante a consulta pré-natal, exames como:
- hemograma completo;
- tipagem sanguínea com fator Rh;
- sorologia para infecções como HIV e hepatites;
- glicemia de jejum;
- papanicolau;
- ultrassonografias;
- urina simples e urocultura;
- protoparasitológico de fezes;
- bacterioscopia da secreção vaginal.
Quais tratamentos o obstetra pode recomendar?
Quando identifica doenças ou possíveis riscos à saúde da gestante ou do bebê, o obstetra indica o tratamento mais adequado para preservar a vida de ambos, sempre que possível. No caso da hipertensão gestacional, por exemplo, pode ser necessário o uso de anti-hipertensivos e a redução da intensidade das atividades diárias.
No tratamento da diabetes gestacional, recomenda-se uma alimentação com baixo índice glicêmico, a redução do consumo de açúcar e carboidratos simples, além da prática de atividade física. O médico também pode prescrever hipoglicemiantes orais ou insulina, conforme a necessidade.
Cada condição exige um cuidado específico, tornando o acompanhamento do obstetra essencial para a saúde da mãe e do bebê.
Qual a origem do termo obstetrícia?
A palavra “obstetrícia” vem do latim “obstetrix” e quer dizer “ficar ao lado”, porque esse profissional acompanha a paciente e fornece assistência durante toda a sua gestação, além de auxiliar no nascimento da criança.
Qual a diferença entre Ginecologia e Obstetrícia?
A Ginecologia cuida da saúde da mulher como um todo, com foco especial no aparelho reprodutor feminino e nas mamas. O profissional dessa área acompanha a paciente desde a infância até a terceira idade.
Já a Obstetrícia está voltada aos aspectos relacionados à reprodução humana, acompanhando a paciente apenas durante o planejamento da gestação, a gravidez e o período pós-parto.
Alguns médicos possuem a dupla titulação de ginecologista e obstetra, mas essa combinação não é obrigatória.