Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat

O exame é feito para avaliar se há alteração no cérebro quanto à sua circulação, indicado para o uso em pacientes com necessidade de confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas do Mal de Parkinson.

O que é Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat?

A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível obter imagens e fornecer diagnóstico correto e preciso. 

Na Cintilografia de Perfusão Cerebral, também chamada de SPECT, o exame é feito para avaliar se há alteração no cérebro quanto à sua circulação, dependendo como o medicamento se posiciona. Também é possível observar áreas cerebrais de maior atividade e demandando mais energia, porque o medicamento costuma se concentrar nestas regiões. Assim, é possível entender o metabolismo cerebral.

No caso da Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat, o procedimento médico é feito com medicamento conhecido como Trodat. Dada a composição do Trodat, o medicamento é indicado para o uso em pacientes com necessidade de confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas do Mal de Parkinson.

 

Como é feito o exame Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat?

Na Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat, o paciente deve permanecer em ambiente silencioso e escuro, sem estímulos, cerca de 20 minutos. Depois, um medicamento levemente radioativo, chamado Trodat, é injetado.

Aguarda-se alguns minutos para que possa espalhar-se no organismo e, depois, o paciente é encaminhado para a máquina de cintilografia, que fará a captura de imagens.

É utilizada uma bandagem para evitar movimentos da cabeça durante o exame.

 

Para que serve o Exame Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat?

Com a Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat é possível confirmar ou detectar hipóteses diagnósticas do Mal de Parkinson, além da realização do estudo cerebral nas doenças degenerativas.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000.

Exames e Procedimentos relacionados

Cintilografia Óssea Trifásica

Não necessita agendamento

Cintilografia Pulmonar (Inalação)

Não necessita agendamento

Cistocintilografia Indireta

Não necessita agendamento