Candidíase é a infecção ginecológica mais comum e pode se manifestar em diferentes locais
Publicado em:
A Candidíase é uma infecção causada pela cândida, um fungo. Esse fungo é comumente encontrado no trato gastrointestinal humano e na região em torno do ânus, mas o ambiente ácido da vagina proporciona condições favoráveis para o desenvolvimento de uma colônia. Por isso, a candidíase é um dos problemas ginecológicos mais comuns.
Os principais sintomas da candidíase vaginal são a coceira superficial e no canal vaginal, presença de um corrimento esbranquiçado, ardência no local, ardência ao urinar e dor durantes as relações sexuais. Quando o homem entra em contato com a candidíase, ele também pode apresentar alguns sintomas como o aparecimento de manchas vermelhas no pênis, um leve inchaço, lesões em forma de “pontinhos” e coceira.
A cândida pode se desenvolver também em outras partes do corpo: na pele, em torno dos olhos e até na boca, causando os sintomas conhecidos como “sapinho”. Por essa característica, a candidíase não é considerada uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), apesar de também ser transmitida durante as relações. Ela é causada por um fungo oportunista que se desenvolve onde encontra um ambiente propício.
O contato é a principal forma de contaminação pela cândida, mas o desenvolvimento da candidíase está relacionado ao desequilíbrio entre os microrganismos da flora vaginal e da diminuição da resistência do organismo. A imunidade pode diminuir pelo uso de antibióticos, gravidez, diabetes, outras infecções, alergias, o uso de anticoncepcionais e corticoides.
A candidíase pode propiciar o aparecimento de outras infecções, e um médico deve ser procurado assim que surgirem os primeiros sintomas. O tratamento é simples e geralmente eficaz. Depois do diagnóstico, podem ser indicadas pomadas antifúngicas de uso local e medicação oral. No caso de casais, os parceiros são orientados a tomar a medicação juntos. Se a candidíase for persistente, o médico pode manter a medicação por um período maior.
Para evitar os transtornos da candidíase, siga essas dicas bem simples:
– Alimente-se de forma equilibrada;
– Pratique exercícios físicos;
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
– Evite fumar;
– Sempre use camisinha nas relações sexuais;
– Dê atenção especial à higiene íntima e utilize sabonetes com pH neutro;
– Evite roupas muito justas e feitas com tecido sintético;
– Utilize papel higiênico branco e sem perfume;
– Evite o uso de absorventes internos;
– Evite o uso de absorventes diários;
– Quando puder, durma sem calcinha.
Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a consulta médica. Para um diagnóstico correto procure um médicoe esclareça suas dúvidas.