Publicado em:
Promover a saúde de maneira integral como forma de melhorar a qualidade de vida é um conceito que vem ganhando espaço cada vez mais entre a preocupação das pessoas. A importância do tema ganhou o cenário internacional e, a partir de 1950, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde.
A cada ano, OMS define um tema para que governantes, instituições e população em geral aproveitem a data para refletir e atuar a partir de aspectos da saúde que têm impacto sobre a sociedade.
O foco da campanha, neste ano, é conscientizar para a saúde e bem-estar relacionados às mudanças climáticas, aquecimento global e a poluição. “Somos capazes de reimaginar um mundo onde ar limpo, água e comida estejam disponíveis para todos? Onde as economias estão focadas na saúde e no bem-estar? Onde as cidades são habitáveis e as pessoas têm controle sobre sua saúde e a saúde do planeta?“, esses são alguns dos questionamentos apontados pela organização internacional que leva à reflexão da sociedade.
Os efeitos da mudança climática na saúde humana são problemas que já podem ser percebidos no mundo todo. Fenômenos como ondas de calor, ondas de frio, inundações, secas, furacões, tempestades e outros eventos climáticos extremos podem impactar a saúde direta e indiretamente, bem como desencadear ou agravar certas doenças e, consequentemente, exercer pressão sobre os serviços de saúde e sua infraestrutura.
O Dia Mundial da Saúde é também uma oportunidade para difundir as informações e recomendações que levem as pessoas a uma vida mais saudável e equilibrada.
Por isso, o Hospital viValle reforça que é fundamental entender que o conceito de saúde é muito do que a ausência de doenças. Ser saudável pressupõe um equilíbrio entre as diversas dimensões da vida humana: física, emocional, social, intelectual e espiritual.
Também é importante reforçar neste Dia Mundial da Saúde a máxima de que, por mais que a ciência tenha avançado no desenvolvimento de novos recursos para o tratamento das doenças, a prevenção ainda é a abordagem mais indicada, simples e eficaz.
Realizar regularmente check-ups – de acordo com o perfil e faixa etária de cada um -, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas são atitudes que contribuem, comprovadamente, para uma vida saudável. Da mesma forma, banir o cigarro, moderar no consumo de bebidas alcoólicas e reservar um tempo para o lazer com familiares e amigos fortalecem o corpo e a mente.
Neste 7 de abril procure refletir sobre a sua qualidade de vida. Indague-se se seus hábitos são de fato saudáveis e faça uma clara opção pela vida. O Dia Mundial da Saúde é uma data para reflexões, alertas e, principalmente, para que cada um se conscientize sobre a importância de manter hábitos saudáveis.