Anemia na gestação: um problema que pode ser silencioso.

A anemia durante a gravidez é causada, principalmente, pela deficiência de ferro e folato no organismo. Nesta fase da vida, existe um aumento na necessidade dessas substâncias e muitas vezes o organismo não consegue suprir.

“Cerca de 95% das anemias gestacionais decorrem da anemia por deficiência de ferro. Em geral, as causas podem ser: ingestão dietética inadequada, anemia prévia, multiparidade, gestação gemelar, intervalo menor do que um ano entre as gestações, sangramento recente e outras”, afirma o ginecologista da Rede D’Or São Luiz, Rogério Romano Cançado.

Os neonatos de mães com deficiência de ferro, geralmente, apresentam hematócrito normal, mas a reserva total de ferro será menor. Às vezes, é necessário realizar a reposição precoce dessa substância.

“Existe também a anemia por deficiência de folato, que aumenta o risco de defeitos do tubo neural fetal. Esse problema atinge de 0,5% a 1,5% das mulheres grávidas. Além da anemia por deficiência de vitamina B, substância necessária para a produção de glóbulos vermelhos pelo organismo”, completa Dr. Rogério.

Em relação aos sintomas iniciais da anemia, o médico explica que, em geral, eles são inexistentes ou inespecíficos. Podem aparecer em forma de fadiga, fraqueza, palidez, tontura, falta de ar e dificuldade de concentração. Em casos mais graves, a paciente pode sentir taquicardia e hipotensão.

As futuras mamães com diagnóstico confirmado de anemia precisam buscar a ajuda de um profissional experiente para não sofrer as consequências. Dentre elas: parto prematuro, infecções maternas pós-parto, insuficiência cardíaca, hipertensão induzida pela gestação, insuficiência cardíaca e infarto pulmonar. Para os bebês, os riscos são: prematuridade, restrição do crescimento fetal, baixo peso ao nascimento, reserva total de ferro diminuída.

A melhor notícia é que há como evitar o problema. “Estimular o consumo de carne vermelha, vegetais verde-escuros, leguminosas e cereais integrais. Em situações mais graves, são prescritos medicamentos e suplementação de ferro”, conta o Dr. Rogério.

Encontre um especialista