Você está em Maternidade D`Or

Localização desligada

ATIVAR

Você está em Maternidade D`Or

Cardiotocografia

O que é e para que serve a cardiotocografia?

Se você é mãe de primeira viagem, provavelmente está se deparando com uma série de termos e procedimentos médicos que nunca ouviu falar antes. Um deles pode ser a cardiotocografia (CTG). Apesar de o nome parecer complicado, esse é um exame simples de realizar e que fornece muitas informações relevantes sobre a saúde do bebê durante a gestação.

O principal objetivo da cardiotocografia é verificar os batimentos cardíacos da criança e a atividade uterina, incluindo a movimentação do bebê e as contrações do útero. Por meio dos registros em papel impresso ou monitor, o médico pode interpretar os resultados para avaliar a vitalidade do bebê e identificar um possível sofrimento fetal.

Como a cardiotocografia é realizada?

A cardiotocografia é um procedimento seguro, indolor e não invasivo, que consiste na colocação de sensores na barriga da paciente para registrar as atividades dentro do útero. Ele pode ser feito sem ou com estímulo, por meio do uso de buzina, vibrações, toques e até de remédios para intensificar a contração do órgão. Durante o exame, que dura cerca de 20 minutos, a gestante pode ficar sentada ou deitada.

Quando a cardiotocografia é indicada?

No geral, a CTG é recomendada após a 37ª semana de gravidez para avaliar a vitalidade fetal, apenas de maneira preventiva. Porém, na gestação de alto risco, pode ser necessário realizar o exame antes desse período, como em casos de:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Cardiopatias congênitas e maternas;
  • Anemias;
  • Pré-eclâmpsia;
  • Pneumopatias;
  • Paciente com idade avançada.

A cardiotocografia também é realizada durante o trabalho de parto e quando há ruptura de bolsa antes da 37ª semana, buscando verificar se há riscos à saúde do bebê, como arritmias e falta de oxigênio. O procedimento ainda ajuda a saber se a hora do nascimento está se aproximando.

Onde realizar a cardiotocografia?

A cardiotocografia pode ser realizada no Centro de Diagnóstico das maternidades da Rede D’Or São Luiz. Trata-se de um ambiente de monitoramento da saúde da gestante e do bebê, com o objetivo de diagnosticar, prevenir e tratar doenças durante o período pré-natal.

A futura mãe tem à sua disposição o acompanhamento médico com profissionais altamente qualificados e equipamentos de última geração, de forma a proporcionar o máximo de segurança e apoio na realização dos exames.

Encontre um especialista

©2025 REDE D’OR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS