Quando é a hora de fazer o desmame?

Muitas mães têm indagações quanto ao momento certo para fazer o desmame. Aqui, você poderá esclarecer as suas principais dúvidas sobre esse tema tão importante para seu filho.

O que é o desmame?

É o processo de parar de alimentar seu filho com leite materno. É uma fase importante na vida da criança e da mãe, que pode ser marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais.

Qual a hora certa de fazer o desmame?

Trata-se de uma decisão pessoal que deve ser tomada pela mãe e pelo bebê. Não há uma idade exata para que esse processo ocorra, pois cada criança é diferente. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses de idade. Após esse período, a criança pode começar a receber alimentos complementares, mas o aleitamento materno deve continuar até os dois anos ou mais.

Conheça alguns sinais de que a criança pode estar pronta para o desmame:

  • Ela está crescendo e se desenvolvendo bem;
  • Está comendo e bebendo outros alimentos e líquidos com prazer;
  • Está mostrando interesse por outras atividades, como brincar e explorar o mundo ao seu redor;
  • Não está mais pedindo para mamar com frequência.

É importante que os pais saibam que, mesmo quando o bebê estiver pronto para começar a comer alimentos sólidos, isso não significa que é necessário parar imediatamente a amamentação. A introdução de alimentos sólidos pode ser feita aos poucos, enquanto a amamentação permanece sendo uma parte crucial da dieta do bebê.

Como fazer o desmame de forma gradual?

  • Comece a reduzir o número de mamadas gradualmente;
  • Ofereça à criança outros alimentos e bebidas;
  • Dê à criança carinho e atenção;
  • Não se sinta culpada se a criança chorar ou ficar irritada;
  • Ofereça à criança outras formas de conforto, como carinho, colo e brinquedos.

É essencial lembrar que o desmame é um processo natural e pode levar algum tempo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o desmame possui quatro diferentes categorias: abrupto, planejado ou gradual, parcial e natural. No caso do desmame natural, que seria o processo ideal para todas as mães e bebês, a criança se “autodesmama”, sob a liderança da mãe.

Qual a idade certa para o desmame natural?

Segundo a SBP, o desmame natural costuma ocorrer, gradativamente, entre 2 e 4 anos de idade. Em alguns casos, o desmame pode acontecer de forma abrupta, como em uma nova gravidez da mãe, por exemplo, já que o gosto e o volume do leite se alteram. Dificilmente ocorre ainda no primeiro ano de vida.

Se a mãe ou a criança estiver tendo dificuldades com esse processo, procure um pediatra.

Essa é uma fase marcante na vida da criança e da mãe. É um período de transição para ambos, mas também pode ser um momento de alegria e celebração de um novo ciclo.

Encontre um especialista