Tem dúvidas sobre o teste do pezinho? Confira as principais informações.

O teste do pezinho é um exame de triagem neonatal, que deve ser feito por todos os bebês ao nascer. Ele tem a finalidade de diagnosticar até 50 doenças diferentes, metabólicas, genéticas ou infecciosas. Fazer o exame é uma prova de amor.

“Muitas crianças nascem com doenças que não apresentam sintomas e, se não forem tratadas cedo, podem causar deficiência intelectual, neurodegenerativa, convulsões e comprometer a qualidade de vida da criança de forma irreversível. Com o diagnóstico no início do problema é possível antecipar o tratamento e mudar o curso dessas patologias”, afirma a Dra. Camila Olivotti, pediatra do Hospital Brasil.

O teste do pezinho é simplesmente um exame de sangue, que deve ser coletado nas primeiras 48 horas de vida ou até 30 dias após o nascimento. O nome se dá pela forma que a coleta é feita, o sangue é retirado do calcanhar do bebê porque a área é mais vascularizada e menos dolorida. No entanto, de acordo com a médica, o exame pode ser coletado de qualquer outro vaso sanguíneo.

“Existem algumas particularidades para a coleta do exame. Os bebês prematuros ou os bebês que receberam transfusão de sangue devem realizar duas coletas em momentos diferentes. A segunda precisa ser feita após 120 dias da última transfusão”, comenta a Dra. Camila.

E se alguma doença for confirmada no resultado do exame?

A família deve levar o resultado do exame para que o pediatra faça uma análise completa. Se alguma alteração for detectada, o tratamento precoce deve ser iniciado. Quanto mais rápido o tratamento começar, menores serão as chances da criança desenvolver complicações permanentes da doença diagnosticada.

Para a Dra. Camila Olivotti, é extremamente importante a agilidade na realização do teste do pezinho logo nos primeiros dias de vida. O acesso rápido ao resultado, avaliação e encaminhamento para o tratamento são cruciais nesse momento.

Os tipos de teste do pezinho

BÁSICO: Capaz de detectar seis tipos diferentes de doenças. São elas: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

MAIS (antes conhecido como AMPLIADO): Inclui mais três diagnósticos além do que se detecta no teste básico: Deficiência de G6PD, Galactosemia e Toxoplasmose Congênita. ​

SUPER (antes conhecido com EXPANDIDO): Investiga 48 doenças. É um dos mai​s completos testes de triagem neonatal existentes no mundo. Ele inclui em seu painel, além das doenças identificadas nos Testes do Pezinho Básico e Mais, outros diagnósticos realizados por meio da avançada tecnologia.  Acrescenta então erros inatos do metabolismo que são as alterações dos ácidos graxos, dos distúrbios do ciclo da ureia e dos ácidos orgânicos e as aminoacidopatias.

Encontre um especialista