Tire suas dúvidas sobre a obesidade na gestação

A gestação é um momento mágico. Mas pode trazer muitas preocupações para as mulheres, principalmente com as mudanças que ocorrem no corpo. A obesidade está entre elas, já que a gravidez é um fator de risco para seu desenvolvimento e traz riscos para mãe e bebê.

Ficar de olho no peso durante essa fase é essencial para evitar problemas durante e após a gestação. Por isso, a Dra. Marília Olivotti, Ginecologista e Obstetra no Hospital e Maternidade Brasil, lembra da importância de bons hábitos alimentares e uma rotina saudável.

A seguir, a especialista fala sobre quando a mulher é considerada obesa, quais os riscos da doença para mãe e bebê e ainda comenta sobre algumas dicas para que os filhos não tenham o mesmo problema.

P: Como saber qual ganho de peso considerado normal durante a gravidez?

M.O.: Podemos estimar o ganho ideal de peso na gravidez baseado no cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) logo na primeira consulta do pré-natal. Para pessoas de baixo peso (IMC < 18,5), o ganho ponderal pode variar de 12,5kg a 18kg. Para aquelas com peso normal (IMC 18,5 – 24,9), estima-se um ganho de 11,5kg a 16kg. Sobrepeso (IMC 25 – 29,9), ganho de 7kg a 11,5kg. Obesidade (IMC >30), ganho de 5kg a 9kg.

P: Quando saber quando uma mulher grávida está obesa?

M.O.: Quando o cálculo do IMC pré-gestacional está maior ou igual a 30, a mãe já é classificada como obesa e precisa ter os devidos cuidados com a gestação.

P: Como a obesidade pode prejudicar o bebê durante a gestação?

M.O.: A obesidade é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Também aumentam as chances de pré-eclâmpsia e diabetes na gestação. Se essas doenças aparecem, aumentam os riscos de óbito fetal intrauterino, parto prematuro, baixo peso ao nascer, por conta da restrição no crescimento uterino e excesso de peso ao nascer, que é a macrossomia fetal.

P: Quais cuidados as mulheres obesas podem ter durante a gestação?

M.O.: As mulheres podem tomar algumas precauções durante a gestação, entre elas:

  • uso de roupas leves e calcinhas de algodão, tentando evitar alteração da secreção vaginal;
  • manter sempre seco os sulcos abdominais e das mamas, com o objetivo de evitar infecções fúngicas;
  • calçados firmes para evitar escorregões e entorses;
  • drenagem linfática para melhor circulação dos membros inferiores;
  • uso de meias elásticas.

P: Como controlar a obesidade durante a gravidez?

M.O.: Durante a gestação, as mulheres precisam ter um acompanhamento com equipe multidisciplinar, entre eles nutricionistas, endocrinologistas e personal trainer (educador físico). Também é preciso seguir a dieta corretamente e praticar atividades físicas, de acordo com a recomendação do seu médico de confiança.

Não deixem se levar pelo mito contato por nossas avós, na gestação não comemos por dois. Precisamos ter uma alimentação adequada e balanceada, de acordo com o momento da gestação, uma dieta torna o pré-natal, parto e pós-parto mais tranquilos.

P: Como as mães podem incentivar bons hábitos alimentares em seus filhos?

M.O.: Não somente as mães, mas toda a família pode ensinar bons hábitos alimentares. Nós somos os espelhos e o exemplo dos nossos filhos. Eles vão comer o que nós comemos e o que oferecemos a eles. Manter o equilíbrio é o ideal. Se não conseguimos sozinhas, existem especialistas experientes que podem ajudar, como os nutricionistas, pediatras e endocrinologistas.

Encontre um especialista