Hospital Santa Cruz

Avenida Batel, 1889 - Batel, Curitiba-PRMapa
Horário de atendimento: 08:30 às 11:00 de segunda à sexta.

Sobre a Maternidade

Na Maternidade do Hospital Santa Cruz, os padrões diferenciados dos serviços foram cuidadosamente elaborados para atender pacientes e familiares em um dos momentos mais especiais de suas vidas.

A Maternidade reúne toda a expertise do Hospital Santa Cruz, com a estrutura de um hospital geral da mais alta qualidade, sendo um dos mais tradicionais de Curitiba.
Acolhimento nos atendimentos e serviços especializados prestados, seja no pronto-socorro, no centro obstétrico, ou em um dos 156 leitos.

Dispomos de 14 leitos exclusivos para a Maternidade, 2 Suítes Premium para parto humanizado, 12 leitos de UTI neonatal, 03 salas exclusivas para cesarianas e 02 salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto) com o que há de mais moderno em termos de tecnologia hospitalar, com a experiência e profissionalismo dos maiores especialistas da cidade, 24 horas por dia.

Acomodações

Suítes

Instalações premium, com apartamentos e suítes, atendimento de enfermagem diferenciado e cardápios especiais.
Trabalhamos constantemente para oferecer o que há de melhor aos nossos pacientes e com este espaço não seria diferente.
Cada detalhe foi planejado de forma minuciosa com o objetivo de oferecer o máximo de conforto.

Conheça a Maternidade
Faça um tour virtual

Inicie um tour virtual

Salas de Parto

A infraestrutura para o parto e para os cuidados com a mãe e o bebê são de última geração.

Para fazer a sua pré-reserva, clique aqui.

AS SALAS DE PARTO SÃO EQUIPADAS COM:

  • Camas PPP (pré – parto; parto; pós – parto)
  • Bolas
  • Banquetas
  • Cavalinhos
  • Monitorização Materno Fetal

Especialidades

Medicina Fetal

Medicina fetal é uma subespecialidade da Ginecologia e Obstetrícia, cujo objetivo é realizar todo acompanhamento da gestação com atuação dedicada ao binômio materno fetal.

No Hospital Santa Cruz, temos uma equipe especializada para acompanhar a saúde do seu bebê durante a gestação e treinada para oferecer o que há de melhor e mais seguro.

Durante a gestação, diversas patologias podem ser diagnosticadas por meio de exames de medicina fetal. Algumas delas incluem anomalias congênitas, síndromes genéticas, problemas no desenvolvimento de órgãos e sistemas, além de complicações que podem afetar a saúde materna e fetal. O diagnóstico precoce dessas condições permite que os profissionais de saúde adotem medidas adequadas para garantir o melhor cuidado tanto para a mãe quanto para o feto.

Oferecemos um serviço de acompanhamento detalhado para verificar se o crescimento e o desenvolvimento do bebê estão ocorrendo de forma adequada. Os especialistas da medicina fetal também ficarão atentos a eventuais doenças ou complicações da saúde da mulher que possa comprometer o desenvolvimento do seu filho, como diabetes gestacional, Pré-eclâmpsia, alterações na placenta ou no líquido amniótico.

Você e seu bebê têm sempre à disposição um grupo multiprofissional de especialistas, que incluem, obstetras, ginecologistas, psicólogos, pediatras, neuropediatras, cirurgiões pediátricos, infectologistas, enfermeiros, nutricionistas, entre outros.

A medicina Fetal também tem à disposição o Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, caso sejam necessários cuidados de urgência e emergência, 24h.

No Centro de apoio diagnóstico por imagem, as futuras mamães têm a sua disposição tecnologia de ponta a fim de proporcionar o máximo de segurança para gestante e seu obstetra. Oferecemos os mais variados exames, tais como:

  • Ultrassonografia Obstétrica
  • Ultrassonografia Obstétrica com doppler
  • Ultrassonografia transvaginal de 1º trimestre
  • Ultrassonografia morfológica de 1º trimestre
  • Ultrassonografia morfológica de 2º trimestre
  • Ultrassonografia 3D
  • Cardiotocografia Fetal
  • Ecocardiografia com doppler colorido

Você sabia que:

  • Com apenas seis semanas de gravidez, o bebê geralmente já tem seu coraçãozinho batendo?
  • Com dez semanas, ele aumentou 300 vezes desde que foi concebido e pesa cerca de 5 mg?
  • Na 12ª semana de gestação, o corpinho dele está completo, embora seus órgãos continuem em desenvolvimento?
  • Com 32 semanas todos os seus cinco sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato) passam a funcionar?

Venha conhecer a nossa linha de cuidado materno infantil. Vamos fazer parte da sua história desde a descoberta da gestação até o nascimento do seu bebê.

UTI Neonatal

Destina-se ao atendimento de recém nascidos graves, ou que apresentam algum risco de saúde, necessitando de acompanhamento intensivo ou semi-intensivo 24h por dia, de maneira individualizada e humanizada.

Orientações Acompanhantes UTI NEONATAL

• No berçário são realizadas:

medidas antropométricas | vacina anti-hepatite B (1ª dose) | vitamina K | nitrato de prata | higienização do bebê | aquecimento do bebê.


• No alojamento conjunto, mãe e bebê permanecem juntos durante o período de internação. Nesse período, são fornecidas orientações e auxílio aos pais sobre amamentação e cuidados com o bebê, para estimular o vínculo afetivo entre eles.


• Diariamente, pela manhã, ocorre a visita do pediatra.


• O atendimento da enfermagem é de 24 horas com o amparo de equipe técnica especializada em amamentação e cuidados com bebê.

Medicina Neonatal

Veja alguns exames realizados na maternidade do Hospital Santa Cruz para garantir a saúde do seu bebê e também prevenir possíveis doenças.

  • Teste do Pezinho: O Teste do Pezinho é um exame gratuito e obrigatório, realizado após 48hrs do nascimento. Tem por objetivo diagnosticar e tratar precocemente doenças (Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Doenças Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Deficiência da Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita), que podem causar deficiência intelectual, entre outros danos à saúde do bebê, se não forem tratadas desde os seus primeiros dias de vida.
  • Teste do Pezinho Master: Além das doenças detectadas pelo exame do teste do pezinho básico, no plano MASTER são diagnosticadas as seguintes patologias: sífilis, citomagalovirose, doença de chagas e rubéola congênita. É o exame mais completo para garantir total segurança à saúde do seu bebê. Este exame é opcional e tem custo (informação na tesouraria). A realização do mesmo é discutida com o pediatra.
  • Teste da Orelhinha: Esse teste é eficaz no sentido de prevenção e cuidados auditivos, sendo realizado pela equipe de fonoaudiologia, visando o diagnóstico precoce de perda auditiva. O exame é realizado em sono natural com 48 horas de vida.
  • Teste do Olhinho: É um exame simples, rápido e indolor. A realização do teste em todos os bebês é logo após o nascimento visando detectar alguma alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira. O teste é realizado por médico oftalmologista.
  • Teste do Coraçãozinho: O Teste do Coraçãozinho é uma excelente ferramenta de triagem neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas. A “oximetria de pulso” deve ser realizada após as primeiras 24 horas de vida, e antes da alta hospitalar, utilizando um sensor externo (oxímetro), conforme parecer científico da Sociedade Brasileira de Pediatria.
  • Teste da Linguinha: Exame padronizado pela Lei 13.002/2014, (Protocolo de Avaliação do Frênulo de Língua em Bebês), cujo objetivo é diagnosticar a presença de alterações do frênulo lingual e o quanto essas alterações afetam os movimentos da língua, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar. O Frênulo é uma pequena membrana mucosa que liga a língua ao assoalho da boca, e por ser uma membrana mucosa, exercícios de alongamento não surtem efeito (causando, muitas vezes a chamada “língua presa”), daí a importância de ser avaliado logo ao nascimento. Existem graus variados de alteração do frênulo, por isso a importância de haver um teste que leve em consideração todos os aspectos anatômicos e funcionais. O exame é realizado pela equipe da Fonoaudiologia. Caso seja necessário, o encaminhamento para a frenotomia (pequeno pique realizado para soltar o frênulo) é feito ainda nas primeiras 48h de vida do bebê.

Serviços

Lista do que levar para a maternidade/enxoval do bebê

A hora de se preparar para ir para a maternidade é sempre uma grande expectativa.

Para ajudar, veja a seguir uma lista com sugestão do que levar na mala para você e seu bebê.

Para a Mamãe
Carteirinha de pré-Natal;
Trazer itens de higiene pessoal;
01 penhoar e/ou roupão (se preferir);
03 calcinhas pós-parto;
02 cintas elásticas pós-parto;
02 sutiãs de amamentação;
02 pacotes de absorventes noturnos ou pós-parto;
01 chinelo de borracha para banho;
01 chinelo de pano;
03 camisolas e/ou pijamas abertos na frente;
Roupa para alta médica hospitalar.

Para o Bebê
20 fraldas descartáveis RN e/ou 20 fraldas tamanho P;
01 pomada para assadura;
01 sabonete líquido para o bebê;
06 conjuntos de malha (pijamas + bodyas);
04 macacões ou tip-tops (evitar roupas de lã);
03 cueiros;
06 panos de boca;
03 pares de meias;
03 pares de luvas de malha;
02 mantas;
01 cobertor;
01 touca/gorro;
01 pacote de lenço umedecido para RN;
02 toalhas para o bebê.

Para o Papai
Trazer itens de higiene pessoal;
01 chinelo;
01 toalha de banho;
01 toalha de rosto;
01 pijama.

Para a alta hospitalar, trazer o bebê conforto.

*Caso haja acompanhante, somente serão fornecidas roupas de cama.

** Lista sugestiva para o período de internamento de 48h.

Cursos e Programas

Curso Preparatório para Pais

O objetivo do curso é fazer com que as gestantes tenham acesso a informações e boas práticas para um parto adequado e maior conforto neste momento especial.
O curso acontece uma vez por mês no Hospital Santa Cruz.

* Participação: gestantes com idade gestacional a partir de 24 semanas/ 6 meses de gestação.

Conteúdo conta com aula expositiva com orientações para a futura mamãe sobre:

– Modificações gravídicas;
– Sinais e sintomas de trabalho de parto;
– Tipos de parto;
– Amamentação;
– Cuidados com o recém nascido;
– Dúvidas sobre anestesia.

Horário: 8:30 às 18 horas.

Local: Anfiteatro do Hospital Santa Cruz

Inclui: Certificado e Coffee Break

Faça a sua inscrição clicando no formulário ou pelo QR Code.

Visite à Maternidade

Venha conhecer a Maternidade Santa Cruz.

Agende a sua visita clicando no botão abaixo.

Localização

Avenida Batel, 1889 - Batel, Curitiba-PRMapa