Oncogenética: como a ciência está revolucionando a prevenção e o tratamento do câncer

O serviço de oncogenética é um importante aliado na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer.

A Oncogenética é uma área que tem ganhado cada vez mais destaque no combate ao câncer. Ela estuda as alterações genéticas que podem aumentar a suscetibilidade ao câncer e o seu papel no desenvolvimento e progressão da doença.

O que é Oncogenética?

A oncogenética é uma área da medicina que combina os campos da genética e da oncologia. Seu foco está no estudo do impacto de mutações hereditárias na incidência e biologia dos tumores. O principal objetivo da oncogenética é auxiliar pessoas com risco aumentado de desenvolver câncer devido às suas características genéticas a reduzir esse risco.

A pesquisa em oncogenética busca entender como mutações genéticas específicas podem influenciar no processo de formação do câncer. Algumas pessoas carregam mutações genéticas herdadas que as tornam mais suscetíveis a certos tipos de câncer. Essas alterações podem ser transmitidas de geração em geração e aumentar significativamente o risco de câncer em membros de uma família.

Por meio da Oncogenética é possível identificar mutações que aumentam o risco de câncer em indivíduos e suas famílias, permitindo que medidas preventivas e de detecção precoce sejam tomadas.

Um exemplo prático disso foi o caso da atriz Angelina Jolie, que em 2013 ganhou atenção da mídia ao realizar um teste genético. O resultado revelou que ela tinha uma mutação no gene BRCA1, aumentando de 12% para 87% o seu risco de desenvolver câncer de mama ao longo da vida.

Esse não é um evento tão raro quanto pensamos: 1 em cada 10 casos de câncer está ligado a mutações hereditárias, que podem ser passadas dos pais para os filhos.

Felizmente, a atriz pôde optar, entre algumas estratégias disponíveis, pela retirada e reconstrução de ambas as mamas de forma preventiva. Isso só foi possível graças à sua equipe de oncogeneticistas, médicos habilitados para identificar fatores de risco genéticos associados à predisposição ao câncer.

O caso de Angelina Jolie é apenas um exemplo de como a Oncogenética tem sido aplicada na prática médica. Existem muitas outras mutações genéticas que aumentam o risco de câncer e que podem ser identificadas por meio de exames como os realizados pela atriz. Com isso, é possível traçar estratégias personalizadas de rastreamento e prevenção para o paciente e seus familiares.

Além disso, essas mutações podem servir de guia para a seleção de medicamentos modernos para o tratamento do câncer, conhecidos como terapia-alvo.

A Oncogenética tem o potencial de revolucionar a forma como o câncer é prevenido e tratado, permitindo que sejam tomadas medidas mais assertivas e efetivas na luta contra essa doença.

Oncogenética Exame

O exame de oncogenética é realizado para avaliar o risco hereditário de desenvolvimento de câncer em indivíduos e suas famílias.

Aqui estão os passos envolvidos no processo:

Avaliação Clínica: O paciente é avaliado por um especialista em Oncogenética. O histórico familiar é analisado para identificar padrões de câncer em várias gerações. Critérios clínicos são usados para determinar se o paciente tem um risco aumentado de câncer hereditário.

Coleta de Amostra: Uma amostra de sangue ou saliva é coletada do paciente. O DNA é extraído dessa amostra para análise.

Análise de Resultados: Os resultados do sequenciamento são interpretados. Se mutações patogênicas forem encontradas, o paciente é informado sobre o risco associado.

No Brasil

Oferecer acolhimento e bem-estar é uma das missões da Oncologia D’Or. Isso só é possível com equipes altamente preparadas e qualificadas, um atendimento humanizado e tecnologias de ponta, muitas inéditas no país. Por isso, a Oncologia D’Or investiu na construção de um algoritmo que detecta pacientes de alto risco para câncer hereditário, ampliando o acesso do serviço de Oncogenética em todo o Brasil.

E temos um grande diferencial: você não precisa nem sair de casa! Oferecemos a possibilidade de atendimento presencial ou virtual, com equipes integradas por enfermeiros e médicos especialistas realizando todo o acompanhamento do paciente durante a jornada do aconselhamento genético.

Clique aqui e conheça os oncogeneticistas e as unidades que oferecem o serviço.

Compartilhe este artigo