A Urodinâmica Completa é um exame funcional que avalia a bexiga e o trato urinário inferior, identificando alterações no armazenamento e na eliminação de urina. É indicado para investigar incontinência urinária, obstruções, disfunções neurológicas e orientar o tratamento mais adequado.
A urodinâmica completa é um exame de diagnóstico indicado para avaliar o funcionamento e identificar alterações na bexiga, esfíncter urinário e uretra.
A avaliação urodinâmica completa permite ao médico verificar a capacidade de armazenamento e eliminação de urina, e identificar a causa de incontinência urinária, dor ao urinar ou infecções urinárias frequentes.
O estudo urodinâmico completo é feito pelo urologista e os resultados devem ser interpretados pelo médico, junto com a avaliação dos sintomas e outros exames que avaliam o trato urinário.
A urodinâmica completa serve para fornecer ao médico informações completas sobre o funcionamento da bexiga, esfíncter urinário e uretra.
Esse exame visa avaliar a capacidade de armazenamento e esvaziamento da urina pela bexiga, assim como medir a quantidade e o fluxo de urina.
Além disso, a urodinâmica completa também avalia alterações neurológicas que afetam o controle da bexiga, e a pressão dentro e fora da bexiga.
A avaliação urodinâmica completa é indicada para:
Além disso, o estudo urodinâmico completo pode ser indicado para avaliação pré-cirúrgica em casos de prolapsos pélvicos ou cirurgias da próstata.
O exame de urodinâmica deve ser solicitado pelo urologista, ginecologista ou neurologista.
Após o encaminhamento, a pessoa pode agendar a realização do exame em uma unidade da Rede D’Or.
O exame de urodinâmica completa pode ser realizado em diversas unidades da Rede D’Or espalhadas pelo Brasil.
Consulte a unidade mais próxima para verificar a disponibilidade e agendar o procedimento com orientação médica especializada.
O exame é feito em ambiente ambulatorial, com o paciente deitado ou sentado, dependendo da fase. Eletrodos e sondas finas são colocados para captar os sinais da bexiga e músculos pélvicos. O exame pode gerar desconforto leve, mas é normalmente bem tolerado. A duração média é de 30 a 60 minutos.
Para se preparar para a urodinâmica completa, é recomendado:
Além disso, é importante levar exames anteriores relacionados à urologia ou ginecologia.
A urodinâmica completa é feita pelo urologista, em ambiente ambulatorial, seguindo algumas etapas, que são:
A avaliação urodinâmica completa pode ser feita com a pessoa deitada ou sentada, o que varia com a etapa do exame, e a duração varia de 30 a 60 minutos.
1. Urofluxometria
A urofluxometria é feita para medir a quantidade e a velocidade de eliminação da urina e o fluxo urinário em tempo real.
Nessa etapa da urodinâmica completa, o médico solicita à pessoa para urinar em uma máquina, semelhante a um vaso sanitário.
2. Cistometria
A cistometria, ou teste cistométrico, é feito para avaliar a pressão da bexiga vazia e quando está cheia.
Essa fase do estudo urodinâmico é iniciada quando a bexiga está completamente vazia, após a urofluxometria.
Em seguida, o médico insere água morna na bexiga, através do cateter, até a pessoa sentir que a bexiga está cheia e tem vontade de urinar.
3. Estudo de pressão- fluxo
O estudo de pressão-fluxo se inicia após a cistometria, solicitando à pessoa para urinar, para avaliar alterações na eliminação da urina e a capacidade de contração da bexiga para eliminar a urina.
Essa fase da urodinâmica completa é feita com o esvaziamento da bexiga, ou seja, com a pessoa urinando pelo cateter.
Após o estudo de pressão-fluxo, o volume urinário residual pós-micção é estimado através do ultrassom, avaliando a quantidade de urina que ficou na bexiga após urinar.
4. Perfilometria uretral
A perfilometria uretral é outra etapa da urodinâmica completa em que o médico realiza movimentos suaves com o cateter, para avaliar a pressão na bexiga e no esfíncter urinário.
Essa etapa do estudo urodinâmico pode ser feita antes da cistometria ou após o estudo de pressão-fluxo.
5. Eletromiografia
A eletromiografia é feita para medir a atividade elétrica dos músculos e nervos da bexiga e esfíncteres urinários.
Essa fase da avaliação urodinâmica é realizada com o uso de eletrodos, colocados próximos à uretra e reto, que emitem impulsos elétricos para contrair e relaxar os músculos e nervos do assoalho pélvico.
A urodinâmica completa pode ser feita com anestesia local para passar o cateter pela uretra, aliviando a dor e o desconforto.
No entanto, esse exame não precisa de anestesia geral ou sedação, pois é necessário que a pessoa esteja acordada para seguir as instruções do médico.
Os principais riscos da urodinâmica são:
Além disso, durante o exame também pode ocorrer dificuldade de inserir o cateter na uretra.
Na maioria dos casos, não há necessidade de preparo especial para a Urodinâmica Completa. No entanto, recomenda-se:
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3251-3100 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3251-3100.