Uma cirurgia é um tipo de procedimento médico realizado por meio da intervenção manual ou com equipamento do médico no paciente, em uma determinada área do corpo humano.No caso da cirurgia de cabeça e pescoço, esse procedimento é feito nessas regiões do corpo humano, com enfoque em áreas como a tireoide, as glândulas salivares, a faringe, a paratireoide, o couro cabeludo e a laringe.
A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata doenças e tumores nas seguintes regiões: face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, paratireoides, glândulas salivares, tecidos moles do pescoço e couro cabeludo. Ela não abrange doenças do cérebro ou do sistema nervoso central, que são tratadas pela neurocirurgia.
A cirurgia de cabeça e pescoço é realizada por cirurgiões especializados, que têm formação em cirurgia geral ou otorrinolaringologia, seguida de uma residência médica em cirurgia de cabeça e pescoço.
As cirurgias de cabeça e pescoço variam desde procedimentos minimamente invasivos até cirurgias mais complexas. A escolha do método depende do tipo e da localização do tumor ou doença. Técnicas avançadas, como a cirurgia robótica, são usadas para minimizar danos aos tecidos saudáveis e acelerar a recuperação.
Deve-se procurar um cirurgião especializado em cabeça e pescoço em casos de suspeita de tumores na região, como câncer de boca, laringe ou tireoide, ou quando há problemas nas glândulas salivares ou paratireoides. Além disso, lesões graves na face ou no pescoço, como fraturas ósseas, também podem exigir intervenção cirúrgica.
As cirurgias de cabeça e pescoço apresentam riscos, como infecções, sangramentos excessivos, danos a nervos ou alterações na fala e deglutição. Em alguns casos, podem ocorrer sequelas estéticas ou funcionais, dependendo da extensão do procedimento.
O tempo de repouso e recuperação varia conforme o tipo e a complexidade da cirurgia. Em geral, os pacientes precisam de algumas semanas para se recuperarem completamente, mas o período pode ser mais longo em casos mais complexos.
Depois de uma cirurgia na cabeça ou no pescoço, a pessoa pode apresentar alterações temporárias ou permanentes na fala, deglutição ou aparência facial. A recuperação inclui fisioterapia para restaurar funções como a mastigação e a fala.