O exame que avalia a qualidade do sono é a polissonografia. Realizado enquanto o paciente está dormindo – em uma clínica e ligado a vários eletrodos, o método pode também identificar a ocorrência de distúrbios do organismo, como a “apneia do sono”.
A medicina do sono é o ramo da medicina que estuda a qualidade do sono e do descanso de um paciente, ajudando, por exemplo, a encontrar causas de sintomas como a fadiga crônica e o sono excessivo.
O paciente com problemas para descansar pode apresentar uma série de condições que são detectadas por meio de ferramentas oferecidas pela medicina do sono. Essas condições podem ser insônia, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas e parassonia.
O principal exame da medicina do sono é a polissonografia. Realizado enquanto o paciente está dormindo – em uma clínica ou em casa – e ligado a vários eletrodos, o método pode também identificar a ocorrência de distúrbios do organismo, como a “apneia do sono”. As informações captadas por esses eletrodos resultam em um estudo da qualidade do descanso.
Geralmente, é indicado quando se observa cansaço extremo, sonolência durante o dia, alterações no ritmo cardíaco, e o ronco, por exemplo. Durante a polissonografia, também são realizados o eletrocardiograma e o eletroencefalograma.
Embora não tenha uma periodicidade definida, recomenda-se que o paciente esteja atento aos sinais do próprio corpo e partilhe essas questões com o médico.
Outros exames incluem:
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.