A Radioterapia é um tratamento que utiliza radiações ionizantes, como o Raio-X, para destruir tumores e/ou impedir que suas células aumentem.
A Radioterapia é um tratamento que utiliza radiações ionizantes, como o Raio-X, para destruir tumores e/ou impedir que suas células aumentem. Pode ser usada em combinação com quimioterapia ou outros tratamentos.
Os efeitos colaterais da radioterapia estão relacionados com a região irradiada, a dose utilizada e o tipo de radiação.
Os efeitos colaterais mais frequentes do tratamento são:
A radioterapia funciona através de um aparelho chamado simulador. O médico responsável delimita a área a ser tratada, para a radiação atingir apenas a região marcada. Alguns casos se faz uso de um molde de plástico para que o paciente não mude de posição durante a aplicação, como no caso de pacientes que fazem tratamento na cabeça e/ou pescoço.
De acordo com a localização do tumor, a radioterapia é feita de duas formas:
Na radioterapia, diferentemente do que ocorre com a quimioterapia, a queda de cabelo acontece apenas se a área irradiada for o couro cabeludo ou próximo dele. Em geral, o cabelo cai cerca de 2 semanas após início do tratamento.
A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.