A artrotomografia computadorizada do tornozelo é um exame de imagem indicado para identificar problemas que afetam essa articulação, permitindo o estudo posicional e funcional da região. O método é recomendado principalmente quando o paciente não pode realizar uma ressonância magnética ou artrorressonância.
O exame dura cerca de 10 minutos e consiste em duas etapas. Primeiro, é aplicada uma injeção com material de contraste na articulação. Depois, o paciente deita-se na cama e se move para o interior do aparelho, que é semelhante a um túnel redondo.
As imagens da articulação do tornozelo são captadas por meio de raio-x. O paciente deve se manter imóvel durante a realização da artrotomografia computadorizada, buscando evitar distorções nos registros.
O procedimento é indicado para diagnosticar doenças que prejudicam o tornozelo, uma articulação que conecta a tíbia e a fíbula (ossos da perna) ao tálus, um dos ossos localizados no pé. Graças a sua função, o indivíduo consegue realizar a dorsiflexão e a flexão plantar do pé, além de absorver os impactos da marcha.
Algumas condições que podem afetar o tornozelo são:
O médico especialista é quem solicita a realização do exame, buscando identificar o problema para iniciar o tratamento adequado.
As orientações do médico para a realização do exame devem ser seguidas à risca. Entre elas, incluem-se:
Se ficar alguma dúvida, entre em contato com o seu médico ou atendimento do centro de diagnóstico.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.