
Oncologia Mamária
A oncologia mamária é a área médica dedicada ao tratamento do câncer de mama, desde os estágios iniciais até o acompanhamento após o tratamento.
O que é a Oncologia Mamária?
A oncologia mamária é uma subespecialidade da oncologia clínica, dedicada ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento do câncer de mama. Esse tipo de tumor maligno é o mais frequente entre as mulheres no Brasil e no mundo. O cuidado médico especializado é fundamental para garantir uma melhor recuperação e aumentar a qualidade de vida dessas pacientes.
O trabalho do especialista em oncologia mamária é integrado a outras áreas, como mastologia clínica, radioterapia e psicologia, com o objetivo de promover um cuidado multidisciplinar, integral e mais eficiente.
Um especialista em Oncologia Mamária cuida de quê?
Este profissional é responsável por acompanhar casos de câncer de mama ou com risco elevado de desenvolver a doença. Desta forma, o médico pode realizar:
- Avaliação do estágio da doença;
- Indicação e prescrição de tratamentos;
- Monitoramento da resposta terapêutica;
- Vigilância em pacientes com histórico da doença;
- Apoio na reabilitação física e emocional após o tratamento.
Quais exames um especialista em Oncologia Mamária pode solicitar?
Para avaliar e acompanhar a paciente, o oncologista mamário pode solicitar diversos exames, como mamografia e ultrassonografia das mamas, biópsias, PET-CT, tomografia e testes genéticos.
Qual é a formação do especialista em Oncologia Mamária?
O especialista em oncologia mamária é, primeiramente, um médico com formação em clínica médica ou cirurgia. Em seguida, realiza residência em oncologia clínica (ou cirurgia oncológica, dependendo do foco) e pode se especializar ainda mais na área de câncer de mama. Muitos desses profissionais têm títulos concedidos pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) ou instituições internacionais.
Além da formação técnica, esse especialista desenvolve habilidades em comunicação, cuidado humanizado e trabalho em equipe, fundamentais para o tratamento do câncer.
Quando procurar um especialista em Oncologia Mamária?
É recomendado procurar um oncologista mamário principalmente nas seguintes situações:
- Diagnóstico confirmado de câncer de mama;
- Suspeita de malignidade em exames de imagem;
- Histórico familiar ou genético de alto risco para câncer de mama;
- Acompanhamento após tratamento oncológico;
- Orientação acerca de terapias complementares e prevenção de recidiva.
O suporte especializado deste profissional é importante para definir o melhor plano terapêutico, de acordo com as particularidades de cada paciente.