Mastologia

Mastologia

A mastologia é o ramo da Medicina responsável pelo cuidado dedicado às mamas, realizando o estudo, o diagnóstico e o tratamento de condições que possam afetar essa região do corpo.

Marcar Consulta

O que é mastologia?

A mastologia é o ramo da Medicina responsável pelo cuidado dedicado às mamas, realizando o estudo, o diagnóstico e o tratamento de condições que possam afetar essa região do corpo. Essa especialidade é reconhecida por realizar o tratamento do câncer de mama.

Engana-se, no entanto, quem pensa que a mastologia é uma especialidade médica dedicada ao estudo somente de mulheres ou de pacientes com câncer de mama.

A mastologia masculina, por exemplo, dedica-se ao estudo de nódulos nas mamas, também chamados de fibroadenomas, e de problemas como a assimetria dos seios masculinos. Nos homens, a mastologia pode realizar também o estudo de condições como a ginecomastia, que ocorre quando há um aumento considerável no volume dos seios em homens, que pode ser causado por motivos hormonais ou pelo uso de medicamentos.

A mastologia nas mulheres pode se ocupar das mesmas condições, mas também realizar um auxílio àquelas que estão no período de amamentação, as lactantes, além do tratamento de condições como as mastites, que são as inflamações nas mamas, a hiperplasia ductal atípica, que é uma lesão benigna da mama, as dores mamárias, a calcificação na mama e secreções fora de momento, com coloração translúcida e presença de sangue.

Em relação ao câncer de mama, o médico mastologista realiza o trabalho de prevenção e o diagnóstico da doença. Uma vez que é confirmada a presença do câncer, o mastologista trabalha em conjunto com a oncologia e até com a cirurgia plástica para garantir ao paciente uma boa recuperação de sua qualidade de vida e autoestima.

Para realizar diagnósticos, a especialidade médica conta com os exames de mastologia, como a mamografia, a ressonância magnética e o ultrassom das mamas, além das avaliações hormonais que auxiliam o estudo médico. Caso sejam encontradas alterações, podem ser solicitadas punções e biópsias.

Uma consulta médica com a mastologia é normalmente feita por indicação de alguma outra especialidade. No entanto, é importante lembrar que mulheres acima dos 35 anos devem fazer o acompanhamento anual com um médico mastologista, ainda que não apresentem sintomas. O câncer de mama é uma doença silenciosa e, quanto mais cedo ele for diagnosticado, melhores são as chances de recuperação.

Mulheres e homens com histórico familiar de câncer de mama devem procurar o mastologista mais cedo e seguir a frequência de consultas recomendada pelo médico.

Qualquer alteração detectada no autoexame, por exemplo, merece ser investigada por um médico da mastologia.

A Rede D’Or São Luiz possui clínicas de mastologia, instituições médicas e hospitais espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia.

A rede é referência no tratamento do câncer por meio da Oncologia D’Or, uma rede de mais de 40 clínicas espalhadas por todo o Brasil e que são uma garantia de excelência no atendimento médico de pacientes com câncer.