Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Cultura Streptococcus Agalactiae Grupo B
Cultura Streptococcus Agalactiae Grupo B
Sinônimos
- Cultura Para Streptococcus Agalactiae (grupo B)
- Cultura Especifica Para Streptococcus Agalactiae
- Pesquisa de Streptococcus Beta Hemolitico em Gestantes
- Cultura Para Streptococcus Agalactiae
- Exame Para Estreptococo Grupo B
- Cultura Específica Para Streptococcus Agalactiae
- Pesquisa de Streptococcus Beta Hemolítico em Gestantes
O que é e o exame de cultura para Streptococcus grupo B?
A avaliação, também conhecida como “exame do cotonete”, é um procedimento laboratorial realizado, principalmente, em gestantes entre a 35ª e a 37ª semana de gestação, para identificar a bactéria Streptococcus agalactiae no corpo da paciente.
A bactéria está presente de forma natural no organismo feminino, sem qualquer prejuízo para a saúde. Porém, sua colonização em gestantes pode causar complicações na gestação e no parto.
Para que serve o exame de cultura para Streptococcus grupo B?
O exame tem como objetivo verificar a existência da bactéria Streptococcus agalactiae na gestante, evitando problemas como parto prematuro, aborto espontâneo, além de condições cardíacas, respiratórias e renais no bebê. Em casos mais graves, o microrganismo pode vir a causar o óbito da criança.
Como é feito o exame de cultura para Streptococcus grupo B?
O procedimento é simples: um profissional de saúde coleta amostras das regiões vaginal e anal utilizando um swab (cotonete estéril). Essas amostras são então cultivadas em laboratório para verificar a presença da bactéria. Caso o resultado seja positivo, é recomendado o uso de antibióticos durante o trabalho de parto para prevenir a transmissão da bactéria ao bebê.
Quando é solicitado o exame de cultura para Streptococcus grupo B?
O exame deve ser realizado por todas as gestantes entre a 35ª e a 37ª semana de gestação, como parte do protocolo de pré-natal.
Quais doenças o exame de cultura para Streptococcus grupo B pode diagnosticar?
A cultura para Streptococcus grupo B não indica nenhuma doença diretamente, mas sim a presença da bactéria no organismo materno, o que pode causar complicações.
O exame precisa de preparo?
Não é necessário preparo para este exame.
Quais são os valores de referência para o exame de cultura para Streptococcus grupo B?
O exame cultura para Streptococcus do grupo B (Streptococcus agalactiae) não utiliza valores numéricos como referência, mas sim um resultado qualitativo, que pode ser positivo ou negativo.
Qual especialista pode solicitar o exame de cultura para Streptococcus grupo B?
O exame pode ser solicitado por diversos especialistas, como ginecologistas, clínicos gerais e infectologistas.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4996-8989 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4996-8989.
Horários e locais
Hospital Bartira
Segunda a sábado – 06h às 14h / Domingos sem funcionamento / Feriados 06h às 14h.
Av. Alfredo Maluf, 430. Vila Alto de Santo André – Santo André – SP. Cep 09240410
Sobre a Rede D'Or
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!