Trata-se de um exame da articulação esternoclavicular. A região liga o tronco à clavícula e conta com poucos ossos para se sustentar, dependendo de fortes ligamentos para sua estabilidade.
A ressonância magnética articular de esternoclavicular é o exame da articulação esternoclavicular. A região liga o tronco à clavícula e conta com poucos ossos para se sustentar, dependendo de fortes ligamentos para a sua estabilidade.
Problemas nessa região são raros, mas, quando se desconfia de qualquer patologia, é importante solicitar o exame de ressonância magnética articular de esternoclavicular. O pedido deve conter a solicitação do lado esquerdo ou do direito a ser avaliado.
O exame de ressonância magnética articular de esternoclavicular é realizado em uma máquina, conhecida como magneto. Ela possui formato de cilindro, com abertura nas duas pontas e maca no meio. No exame, o paciente deita-se nessa maca, que entra na máquina.
É aplicado contraste intravenoso, com o objetivo de facilitar a visualização das imagens geradas pelo aparelho. O exame não utiliza radiação ionizante, mas qualquer patologia anterior ou qualquer tratamento clínico deve ser informado ao médico radiologista, que faz a avaliação.
O exame de ressonância magnética articular de esternoclavicular é solicitado pelo médico na hipótese de lesão na região dos ombros, traumática ou não. As lesões traumáticas mais comuns são provindas de trauma esportivo ou acidente de carro, que deve ser diagnosticado com agilidade. Já lesões não traumáticas envolvem:
O exame é de ressonância magnética articular de esternoclavicular é contraindicado em situações de:
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Saiba como se preparar para o exame de Ressonância Magnética Articular de Esternoclavicular.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 71 4020-2322 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 71 4020-2322.