Trata-se de um exame realizado na máquina de Ressonância Magnética. Também conhecida como Magneto, o aparelho substitui a radiação por um campo magnético para a obtenção das imagens da articulação do joelho.
A ressonância magnética articular do joelho é um exame realizado na máquina de ressonância magnética. O aparelho atua por meio de um campo magnético e pulsos de radiofrequência. Seu objetivo é obter imagens da articulação do joelho.
O procedimento é indicado, pois fornece informações precisas sobre a região anatômica do joelho de forma mais detalhada que outros métodos de exame de imagem.
Também é conhecido por: axial de patela com mapa t2, mapa t2, ressonância magnética articulação fêmuro-tibial, ressonância magnética fossa poplítea, ressonância magnética joelho, RM articulação femorotibial, RM fossa poplítea, RM patela, sequência colorida de cartilagem, mapa colorido de cartilagem, ressonância magnética patela, RM joelho.
As recomendações pré-exame incluem:
No dia do exame de ressonância magnética articular do joelho, o paciente deita-se em uma maca, que desliza para dentro do aparelho. Durante a realização do exame, é necessário se manter imóvel, pois o movimento pode prejudicar a clareza das imagens.
Há contato direto com o técnico por meio de um botão que permite interromper o procedimento a qualquer momento.
O exame de ressonância magnética articular do joelho é realizado em caso de suspeita de problemas no local. Eles podem vir acompanhados de dor, fraqueza, inchaço ou sangramento.
Geralmente, é solicitado pelo médico quando há:
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003 3230 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003 3230.