Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo, incluindo bebês.
Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo, incluindo bebês. As patologias podem surgir nas primeiras semanas de vida ou se desenvolverem com o tempo.
A fisiologia cardíaca pode ser afetada por diferentes sistemas:
O calibre dos vasos, as válvulas e cavidades cardíacas, por exemplo, precisam estar funcionando corretamente, com precisão para garantir a circulação sanguínea de todo o organismo. Quando algo não vai bem, o corpo pode dar sinais de alerta, como dor no peito, falta de ar, tontura, desmaio, cansaço excessivo, entre outros.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia lista algumas das doenças cardiovasculares mais comuns da especialidade:
Para cada patologia ou área envolvida da doença cardíaca pode haver um profissional especialista apto a ajudar no tratamento de casos crônicos e agudos, fazendo o acompanhamento e auxiliando na prevenção e recuperação do paciente. Entre algumas subespecialidades da Cardiologia, estão profissionais como o cardiointensivista, cardiologista pediátrico, hemodinamicista, cirurgião cardíaco, entre outros.
Os hospitais da Rede D’Or São Luiz estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Juntos, formam a Cardiologia D’Or, maior rede de clínica de cardiologia, hospital de cardiologia e cuidado de emergência cardiovascular do Brasil.
Alguns estudos desenvolvidos pela Cardiologia D’Or em parceria com outros institutos do coração: