
Infectologia Pediátrica
A infectologia é a especialidade da Medicina responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças de ordem infecciosa, ou seja, infecções. Quando ela surge, nomeada como infectologia pediátrica, é porque seu enfoque ou ramo de estudo são bebês, crianças, adolescentes e jovens adultos com idades entre 0 e 19 anos.
O que é infectologia pediátrica?
A infectologia é a especialidade da Medicina responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças de ordem infecciosa, ou seja, infecções.
Quando ela surge, nomeada como infectologia pediátrica, é porque seu enfoque ou ramo de estudo são bebês, crianças, adolescentes e jovens adultos com idades entre 0 e 19 anos.
A infectologia pediátrica pode auxiliar, por exemplo, no diagnóstico e no tratamento de condições diversas, como aquelas que são causadas por fungos, bactérias, vírus e até mesmo protozoários.
Qual é a formação do especialista?
Para se tornar um infectologista pediátrico, o médico precisa cursar três anos de residência em Infectologia.
Quais são as doenças mais comuns tratadas pelo infectologista pediátrico?
Alguns exemplos de doenças tratadas pela infectologia pediátrica incluem as meningites, a toxoplasmose, o citomegalovírus, a sífilis, o sarampo, a rubéola, a caxumba, a pneumonia, a malária, a tuberculose, os diferentes tipos de hepatite e a septicemia.
Os chamados “vermes” que causam condições como a esquistossomose e a giardíase também são pesquisados e tratados pela infectologia pediátrica.
Mais recentemente, a infectologia pediátrica também passou a se especializar no tratamento de condições causadas pelo vírus Zika e também pela dengue e febre amarela, que entram no rol das doenças tropicais. Além da covid-19.
Vacinas
Na hora de sanar dúvidas sobre os benefícios da vacinação e de saber quais vacinas devem ser administradas ao seu filho, o melhor médico a ser consultado é o da infectologia pediátrica porque ele é capaz de trabalhar ativamente na prevenção do surgimento de condições como as que foram mencionadas acima.
Outras especialidades médicas, como a oncologia pediátrica, podem trabalhar em conjunto com a infectologia pediátrica na hora de receitar tratamentos para pacientes infantis e juvenis que, por exemplo, estejam passando por quimioterapia.
A infectologia pediátrica tem o corpo todo como meio de estudo, em vez de somente uma área, e é por isso que é necessário contar com profissionais qualificados e que sempre passam por atualizações, como os médicos da Rede D’Or.
Quando procurar?
Geralmente, o médico pediatra é responsável por encaminhar a criança para o infectologista pediátrico. Esteja atento aos sinais de possíveis infecções.
Onde encontrar?
Na Rede D’Or você pode contar com um Centro Médico com equipe altamente especializada em diversas áreas e estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.