A hepatologia é uma subespecialidade da gastroenterologia que visa estudar o fígado, prevenindo, diagnosticando e tratando de doenças e condições médicas que possam afetar esse, que é um dos órgãos mais importantes de todo o corpo humano.
A hepatologia é uma subespecialidade da gastroenterologia que visa estudar o fígado, prevenindo, diagnosticando e tratando de doenças e condições médicas que possam afetar esse, que é um dos órgãos mais importantes de todo o corpo humano.
O significado de “hepatologia” é, literalmente, “estudo do fígado”, já que a palavra grega para o órgão é “hépatos”.
O fígado é um dos órgãos mais polivalentes de nosso organismo. Ele possui funções que vão desde secretar substâncias que auxiliam no funcionamento do organismo a metabolizar lipídeos e proteínas, além de processar hormônios e drogas, como, por exemplo, o álcool, e também destruir as células do sangue que já não estão mais funcionando corretamente.
Com tantas características peculiares, ele também ocupa boa parte do abdômen e é por todos esses fatores particulares que foi preciso criar uma especialidade médica focada somente em tratar dele. Por vezes, essa especialidade médica também é chamada de gastro-hepatologia.
Entre as doenças e condições médicas abordadas pela hepatologia, incluem-se, por exemplo: a cirrose, a esteatose hepática (também chamada de “fígado gorduroso”), a doença de Wilson, a hemocromatose, as hepatites A, B, C e D, as hepatites autoimune e também a hepatite causada pelo uso incorreto de medicamentos.
De forma geral, qualquer doença que acometa o fígado é chamada de hepatopatia, sendo que elas podem ser hepatopatia crônica, causando dores contínuas ao paciente, como a doença hepática crônica, e a hepatopatia grave, que são condições capazes de causar alterações na geografia do fígado, causando dor intensa e até mesmo deficiências.
Pacientes que necessitam de tratamentos mais intensivos, como o transplante de fígado, também podem ser tratados pelo hepatologista ou pelo gastroenterologista especializado em hepatologia.
A hepatologia requer a realização de vários exames, como tomografia e ultrassom, que ajudam o médico a realizar um diagnóstico mais preciso, indicando, inclusive os tratamentos que devem ser seguidos.
Como é o fígado que realiza o processamento de algumas drogas, inclusive de remédios, algumas condições não possuem tratamento, sendo indicada a adoção de um estilo de vida saudável para ajudar na recuperação do órgão.
O ideal é visitar um médico especialista em hepatologia, em uma clínica de hepatologia ou nos hospitais, ambulatórios, consultórios e ambientes hospitalares da Rede D’Or São Luiz.
A Rede D’Or São Luiz é capaz de oferecer tratamento médico de excelência e qualidade para pacientes de todas as idades. Os médicos e especialistas da Rede D’Or São Luiz estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.
A descoberta de um nódulo hepático é sempre angustiante e por vezes o tempo para início do tratamento é demorado.
Acreditando que a investigação do nódulo hepático deva ser realizada o mais rápido possível, o Hospital Quinta D´Or oferece um serviço de diagnóstico expresso em 72h.
Contamos com uma equipe multidisciplinar experiente envolvendo hepatologistas, cirurgiões, radiologistas, patologistas e oncologistas especializados em nódulos e tumores do fígado diretamente envolvidos na solução do seu caso.
Converse com o seu médico ou marque uma consulta com nossos especialistas. Eles entenderão o seu caso e solicitarão os exames e procedimentos necessários.
Marcação de consulta para diagnóstico expresso do nódulo hepático: 3461-3560 ou 3461-3682
Endereço: Rua Almirante Baltazar, 435 – São Cristóvão, Rio de Janeiro