
Neuroradiologia
O que é neurorradiologia?
A neurorradiologia é uma subespecialidade médica, que une radiologia e neurologia para identificar e avaliar anormalidades no sistema nervoso, cabeça e pescoço, sendo utilizada para tratar algumas patologias, como tumores na cabeça, aneurisma cerebral e acidente vascular cerebral (AVC).
Existem dois tipos de neurorradiologia: a diagnóstica e a intervencionista (terapêutica).
A neurorradiologia diagnóstica faz o uso de alta tecnologia para obter o diagnóstico preciso das enfermidades, enquanto a neurorradiologia intervencionista traz procedimentos minimamente invasivos para tratamento de doenças cerebrovasculares de adultos e crianças, utilizando terapias de reperfusão em diversas patologias.
Qual a formação do neurorradiologista?
O profissional dessa área é formado em medicina, com residência médica em neurorradiologia, e registrado no Conselho Federal de Medicina para poder atuar como especialista.
Quais problemas o neurorradiologista pode tratar?
O neurorradiologista trata de problemas que envolvem anormalidades no sistema nervoso, cabeça e pescoço. O Acidente Vascular Cerebral (AVC), edema cerebral, aneurisma, traumatismos, malformações vasculares cerebrais e da coluna vertebral, doença ateromatosa (entupimento) das artérias carótidas e tumores – benignos ou malignos – são exemplos de patologias investigadas por meio da neurorradiologia.
Quando procurar o neurorradiologista?
Em caso de diagnóstico de enfermidade ou de tumor na cabeça, pescoço ou coluna vertebral e seja recomendável intervenção cirúrgica, é importante se consultar com um neurorradiologista para tratar seu problema de forma segura.
Quais exames o neurorradiologista pode solicitar?
Os exames mais solicitados são extremamente tecnológicos, como o de tomografia computadorizada e a ressonância magnética, mas também podem ser pedidos raio-x, ultrassonografia, arteriografias, angiografias e coletas venosas seletivas.
Quais tratamentos o neurorradiologista pode recomendar?
Podem ser recomendados alguns dependendo do caso, como:
- endovascular;
- tratamento medicamentoso;
- vertebroplastia percutânea;
- radioterapia;
- microneurocirurgia;
- embolização percutânea;
- janela terapêutica;
- injeção intra-arterial;
- implantação de dispositivos (stents, espiral metálica, etc.);
- técnicas de recanalização, incluindo angioplastia, trombectomia e aspiração.
Onde encontrar o neurorradiologista?
Na Rede D’Or você pode contar com o neurorradiologista em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.