Ginecologia

Ginecologia

A Ginecologia é a especialidade que acolhe os cuidados com a saúde feminina, em todas as fases de sua vida. Atua tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças que acometem os órgãos genitais femininos.

O que é Ginecologia?

A Ginecologia é a especialidade que acolhe os cuidados com a saúde feminina, em todas as fases de sua vida. Atua tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças que acometem os órgãos genitais femininos: vulva e vagina, colo do útero, útero, ovário, trompas e mamas. O indicado é que após a primeira menstruação, a mulher faça pelo menos uma consulta anual para acompanhamento e avaliação de sua saúde. No entanto, a especialidade contempla atendimento anterior, na subespecialidade Ginecologia Infanto-puberal, indicado para crianças até 12 anos.

Entre as doenças mais comuns tratadas pela ginecologia, pode-se citar: endometriose, miomas uterinos, doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo problemas relativos às cólicas menstruais. No entanto, com o diagnóstico de algumas doenças o ginecologista passa a atuar em conjunto com outros especialistas, como no caso de identificação de nódulos nas mamas, ou cânceres ginecológicos.

Muitos são os exames que compreendem esta especialidade. Desde os mais simples, contemplados pela ginecologia clínica, realizados no próprio consultório, como o preventivo e outros exames clínicos, até os de maior complexidade. Na especialidade, a Rede D’Or São Luiz dispõe de centro para realização de exames ginecológicos, como ultrassonografia, transvaginal, colposcopia, vulvoscopia, entre outros; também contempla a realização de exames que necessitam de centro cirúrgico, como histeroscopia; e no tratamento de distúrbios urinários através da uroginecologia.

Quanto aos procedimentos cirúrgicos, os hospitais da Rede D’Or São Luiz contam com um aparato tecnológico para dar suporte aos melhores cirurgiões ginecológicos do país. As cirurgias podem ocorre através de métodos convencionais, como a videohisteroscopia, videolaparoscopia ou por meio da moderna e tecnológica cirurgia robótica – que traz ainda mais benefícios para a paciente (como menor risco de sangramentos, infecção e recuperação mais rápida). As principais ocorrências são a retirada de miomas e o tratamento da endometriose, assim como cistos e tumores de ovário, câncer ginecológico, entre outras. Também o tratamento básico para infertilidade é acompanhando pelos especialistas da Rede D’Or São Luiz.

A Ginecologia e a Obstetrícia são duas especialidades que estão associadas em suas linhas centrais de cuidado. A saúde da mulher e sua condição reprodutiva estão interligadas e requer cuidado multiprofissional. O ponto mais importante é que as unidades da Rede D’Or São Luiz dispõem de um integrado serviço de ginecologia e obstetrícia, abrangendo a fase de prevenção e cuidado, o acompanhamento de doenças crônicas, o pronto atendimento, cirurgia e internação – permitindo as pacientes mais segurança e confiabilidade na assistência, pois todas as etapas do cuidado estão interligadas.