Infectologia

Infectologia

A infectologia é um ramo da medicina dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas agudas como também crônicas. Estes especialistas atuam em consultórios médicos cuidando de pacientes que tenham sido contagiados por microrganismos diversos, sejam estes vírus, bactérias, fungos ou parasitas, podendo em alguns casos, ter infecções associadas.

Áreas de Atuação

O que é infectologia?

A infectologia é um ramo da medicina dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas agudas como também crônicas. Estes especialistas atuam em consultórios médicos cuidando de pacientes que tenham sido contagiados por microrganismos diversos, sejam estes vírus, bactérias, fungos ou parasitas, podendo em alguns casos, ter infecções associadas. Esta especialidade também se destaca nas unidades hospitalares, com um árduo trabalho de controle de infecção hospitalar, que é um dos índices mais relevantes da qualidade e segurança na assistência.

Os infectologistas que atuam nos consultórios médicos da Rede D’Or São Luiz têm sinergia com outras especialidades, no intuito de tornar o tratamento mais assertivo e integrado. O serviço se complementa ainda com a expertise do laboratório de patologia.

Cabe também ao escopo do médico infectologista a condução de tratamento de infecções disseminadas, por agentes resistentes aos antibióticos, infecções de próteses ou elementos estranhos invasores no organismo, como também em infecções de pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia e/ou radioterapia.