Mastologia

Mastologia

Mastologia não trata apenas o câncer de mama. Embora seja a primeira referência, esta especialidade é muito mais abrangente e cuida de doenças também benignas, em mulheres e homens. A consulta médica, geralmente, acontece após a indicação de outro especialista, para que seja feita uma abordagem diagnóstica mais aprofundada.

Áreas de Atuação

O que é Mastologia?

A Mastologia não trata apenas o câncer de mama. Embora seja a primeira referência, esta especialidade é muito mais abrangente e cuida de doenças também benignas, em mulheres e homens. A consulta médica, geralmente, acontece após a indicação de outro especialista, para que seja feita uma abordagem diagnóstica mais aprofundada. A integralidade dos médicos da Rede D’Or São Luiz faz com que este fluxo seja ainda mais alinhado. Resultado para o paciente, que tem a confiança de ser atendido por uma junta médica.

Um ponto de atenção e relevância nesta especialidade é a importância de consultas periódicas ao mastologista, principalmente no histórico familiar de câncer de mama. Por se tratar de uma doença silenciosa, com poucos sintomas aparentes no início do quadro, o diagnóstico precoce é aliado.

No tratamento do Câncer de Mama, o mastologista atua junto ao oncologista, para a confirmação do diagnóstico e a avaliação da melhor conduta a ser empregada, que pode ser o tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia, ou a realização de cirurgia para retirada do nódulo.

Algumas das demais doenças que estão sob os cuidados do mastologista são:

  • Nódulos e assimetrias nas mamas;
  • Ginecomastia;
  • Mastite.