Ultrassonografia Obstétrica Morfológica

Também conhecido por: Ultrassom obstétrico morfológico, Ultrassom quadridimensional fetal, Ultrassonografia obstétrica morfológica, Ultrassonografia obstétrica tridimensional, Ultrassom morfológico c/doppler

O que é Ultrassonografia Obstétrica Morfológica?

A ultrassonografia obstétrica engloba um conjunto de exames de imagem via ultrassom que devem ser feitos pela gestante antes do nascimento do bebê, como forma de avaliar a saúde e o desenvolvimento fetal, prevenindo e detectando doenças e condições adversas. Nem todo exame de ultrassonografia obstétrica deve ser feito por todas as gestantes, sendo recomendado caso a caso.

No caso da Ultrassonografia Obstétrica Morfológica, o exame é feito especificamente com o objetivo de avaliar crescimento e desenvolvimento fetal no quanto à sua formação e anatomia, detalhando seus órgãos. Por isso, esse exame precisa ser conduzido por obstetra com conhecimentos de Medicina Fetal. 

O exame de  Ultrassonografia Obstétrica Morfológica costuma ser um pouco mais longo do que os outros exames de ultrassonografia. Além disso, pode ser feito em duas janelas da gestação: entre 11ª e 14ª semana de gestação e também na janela entre a 20ª e a 24ª semana.

 

Como é feito o exame Ultrassonografia Obstétrica Morfológica?

A Ultrassonografia Obstétrica Morfológica é feita da mesma forma que um ultrassom tradicional. A paciente deita em uma maca e é aplicado gel em seu abdome. As imagens são captadas conforme movimento do aparelho, evidenciando detalhes fetais e medindo órgãos e outras partes.

São mensurados o tamanho dos órgãos e membros do bebê, tamanho da cabeça e a formação dos ossos e se há algum defeito na coluna. Por isso, o exame costuma demorar um pouco mais.

 

Para que serve o Exame Ultrassonografia Obstétrica Morfológica?

O Ultrassonografia Obstétrica Morfológica  avalia a anatomia do bebê enquanto no ventre materno. É nesse momento que são avaliadas doenças como hidrocefalia, anencefalia, etc.

Defeitos no fechamento da coluna, ossos encurtados ou faltando, malformações de rins, paralisia cerebral, Síndrome de Down e hérnias podem ser acompanhadas e descobertas com a Ultrassonografia Obstétrica Morfológica.

Desta forma é possível conduzir gestante e feto para uma gestação de sucesso.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3217-4444 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3217-4444.