Gastroenterologia

Gastroenterologia

A gastroenterologia é uma especialidade bem ampla e contempla o tratamento de todo o aparelho digestivo (da boca ao ânus). Os cuidados dos especialistas abrangem diversas doenças relacionadas à digestão, desde as mais simples até as mais graves e de alta complexidade, ou seja, de má digestão ou diarreia até a cirrose a o câncer do aparelho digestivo.

O que é Gastroenterologia?

A gastroenterologia é uma especialidade bem ampla e contempla o tratamento de todo o aparelho digestivo (da boca ao ânus). Os cuidados dos especialistas abrangem diversas doenças relacionadas à digestão, desde as mais simples até as mais graves e de alta complexidade, ou seja, de má digestão ou diarreia até a cirrose a o câncer do aparelho digestivo. E, por isso, dividida em subespecialidades, inclusive com o viés em pediatria. Para facilitar, é possível que o especialista seja denominado como gastrologista ou apenas gastro.

Os médicos da gastroenterologia da Rede D’Or São Luiz atuando em sinergia com as demais especialidades médicas, a fim de oferecer uma assistência de mais qualidade e assertividade. Consultórios médicos, exames de diagnóstico, parque tecnológico para realização de cirurgias e pós-operatório com cuidados especiais compõem o serviço que é referência.

As ocorrências mais comuns que são do cuidado da gastroenterologia são: náuseas, vômitos, cólicas e diarreias, dores abdominais, constipação intestinal, alergias aos alimentos, entre outros. Além disso, cabe também ao especialista identificar outras doenças específicas do estômago, esôfago, intestino fino e grosso, assim como do pâncreas e vesícula biliar, fígado e rins.

Para o diagnóstico mais preciso, alguns exames da especialidade estão disponíveis: Teste de uréase; Biópsia endoscópica; Polipectomia; EndoscopiaColonoscopia; entre outros.

Principais doenças do cuidado da gastroenterologia:

  • Pedra na vesícula
  • Úlcera no estômago e gastrite
  • Cirrose e hepatite
  • Pancreatite
  • Síndrome do intestino irritável
  • Intolerância à lactose
  • Doença inflamatória intestinal

Para que serve a gastroenterologia?

Em alguns casos, o especialista só é procurado quando o caso de agrava, pois em linhas gerais, não são valorizados os sintomas referentes as doenças gastrointestinais na fase inicial. Contudo, é preciso ficar atento na ocorrência de dores constantes, inchaço ou desconforto em algum ponto da região abdominal onde ficam os órgãos do sistema gastrointestinal, pois pode ser sinal de algum problema que o gastro vai identificar.