Andrologia

Andrologia

Andrologia é a área da medicina que cuida das funções reprodutivas e sexuais dos homens, exclusivamente.

O que é andrologia?

Andrologia é a área da medicina que cuida das funções reprodutivas e sexuais dos homens, exclusivamente. A visita ao especialista é importante para o diagnóstico e tratamento, além da prevenção, de condições que atingem a parcela masculina da sociedade. 

O médico responsável deve ser formado em urologia – por isso alguns podem confundir o significado de andrologia -, especialização adicional em andrologia. A grande diferença entre urologia e andrologia, é que a primeira cuida de enfermidades relacionadas ao sistema urinário de ambos os sexos, por exemplo cálculos renais e tumores. Já a segunda, trabalha especificamente com aspectos relacionados à saúde sexual do homem, como:

  • Infertilidade;
  • Disfunções sexuais, incluindo, falta de libido, ejaculação precoce, ejaculação retardada e outras;
  • Doenças da próstata, como câncer, hiperplasia prostática benigna (mais comum após os 40 anos e cujo principal sintoma é a dificuldade para urinar) e as prostatites ou prostatites agudas (inflamações e infecções da próstata, sendo o principal sintoma a dor no pênis);
  • Fimose (prepúcio recobrindo a glande).

 

O andrologista está para o homem, assim como o ginecologista está para a mulher. Portanto, é necessário que os homens procurem um centro de andrologia, ao começarem sua vida sexual. Assim como as mulheres, passam também por alterações hormonais podendo apresentar dúvidas quanto sobre seu próprio corpo e sexualidade, daí o valor de acompanhar com um especialista, iniciando na juventude e até a terceira idade. 

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais, clínicas, consultórios e ambulatórios médicos presentes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia. Em seu quadro de colaboradores, a Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos capacitados para oferecer atendimento médico de excelência.