A importância do acompanhamento psicológico da gestante de alto risco

A gestação é um período de muitas alterações, tanto físicas como psicológicas. A gravidez é um processo intenso, de vivências emocionais que apontam uma nova estrutura familiar; novas atitudes, novas responsabilidades; além de fantasias quanto ao bebê, seu aspecto, sua forma; o medo do parto, da dor, de uma eventual cesárea; as inseguranças quanto ao pós-parto, as habilidades necessárias para lidar com um filho ou filha; a reintegração à vida social agora como mãe e muitas outras coisas. Tudo isso gera uma carga de sentimentos novos, que precisam ser entendidos e ajustados, para que seja possível uma vivência integral e tranquila da gravidez.

Por causa desse período de grandes mudanças que é a gestação, é importante que, além do acompanhamento pré-natal, a gestante faça um acompanhamento com um psicólogo, para lidar com as emoções, ansiedades e expectativas do período da gestação.

Além disso, algumas gestações são consideradas de alto risco. Solange Capeleti,  do Hospital e Maternidade São Luiz Osasco explica que existem alguns fatores para a gestação de risco, como: pressão alta; diabetes; gravidez de gêmeos; consumo de álcool, cigarro e drogas; remédios; gravidez na adolescência; gravidez depois dos 40 anos e obesidade.

Para Solange, o acompanhamento psicológico durante a gestação, no geral, já é importantíssimo para que a gestante consiga enfrentar todas as mudanças que acontecem durante a gravidez. “Na gestação de alto risco, o emocional da gestante fica muito mais abalado e fragilizado”, destaca.

Na gravidez de alto risco, a gestante tem que enfrentar o fato de que seu bebê pode não nascer com saúde, seu parto pode ser prematuro e que seu bebê pode morrer, além do que pode acontecer com a própria mãe. “Toda a gestante já tem uma carga hormonal e emocional muito grande e na gravidez de alto risco, isso triplica de tamanho, por isso o acompanhamento psicológico é essencial, porque é preciso mostrar para essa gestante que ela não está sozinha”, reforça Solange.

O atendimento, segundo Solange, é feito a partir do momento em que a gestante chega na unidade. “A psicóloga acompanha e acolhe essa gestante, prestando todo o suporte emocional para ela”, explica.

O emocional interfere muito no comportamento de qualquer pessoa. O acompanhamento psicológico ajuda a enfrentar e compreender os sentimentos da gestante, e permite que essa futura mãe expresse tudo que está sentindo. “Quando se tem um acompanhamento psicológico é possível diminuir a ansiedade, a angústia e principalmente o medo da gestante”, conclui Solange

Encontre um especialista