Você está em Maternidade D`Or

Localização desligada

ATIVAR

Você está em Maternidade D`Or

Chá para bebês: pode ou não pode?

Muitas mães têm dúvidas se podem ou não oferecer chá para o bebê, se há uma faixa etária correta para fazer isso e quais os benefícios para a saúde do pequeno. Preparamos este material para esclarecer essas dúvidas e orientar os pais sobre a melhor alimentação para o bebê nos primeiros meses de vida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a introdução de chás na alimentação dos bebês deve ocorrer somente após os seis meses de idade, quando se inicia a inclusão de outros alimentos na dieta. Antes desse período, o leite materno deve ser a única fonte de alimentação do bebê. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses, já que possui todos os nutrientes e água que o bebê precisa até esse período.

Por estar em uma fase de desenvolvimento do sistema digestivo, introduzir chás prematuramente na dieta do bebê pode causar problemas, como diarreia, constipação e cólicas. Além disso, seu sistema imunológico ainda não está totalmente formado e algumas ervas podem ser alergênicas para ele. É importante lembrar que a ingestão de qualquer outro alimento antes dos seis meses pode prejudicar a proteção que o próprio leite materno fornece ao sistema imunológico da criança.

Então qual o momento certo para introdução do chá?

Após os seis meses de vida e com o aval do pediatra, os chás podem ser oferecidos aos bebês. Dê preferência àqueles feitos com ervas que são seguras para as crianças, como camomila, erva-cidreira, hortelã e erva-doce. Esses podem ajudar a melhorar o sono e acalmar o bebê.

A excelência da nossa equipe de especialistas ao seu alcance.

Marcação de consultas e exames médicos em hospitais e clínicas da Rede D'Or em 9 estados do Brasil.Gestante sendo atendida por uma médica

Qual o preparo ideal do chá para o bebê?

É importante preparar os chás de acordo com as instruções da embalagem ou orientações médicas. Use água filtrada e esquente sem alcançar o ponto de fervura. Os chás devem ser consumidos pelos pequenos em temperatura ambiente. Uma dica importante: não adoce o chá com açúcar, adoçante ou mel. Esses são ingredientes que podem causar problemas digestivos no bebê e, além disso, é importante que o paladar do pequeno sinta o gosto natural dos alimentos e comece a ser desenvolvido sem o componente do açúcar na alimentação.

Há quantidade certa?

A quantidade de chá que pode ser oferecida aos bebês varia de acordo com a idade e o peso da criança. De forma geral, é recomendado que os bebês com menos de 1 ano consumam, no máximo, 150 ml de chá por dia.

O chá alivia as cólicas?

Não há comprovação científica de que os chás tenham efeito sobre as cólicas. Eles podem até fazer o bebê parar de chorar por um tempo, mas trata-se de um efeito placebo, porque a atenção dele foi desviada para algo novo e morno no paladar. Para tratar cólicas, evite dar qualquer coisa para o bebê sem a indicação do pediatra.

Agora que você sabe quando e como pode introduzir o chá na dieta do seu bebê, conheça estas dicas que ajudam na hora de preparar o chá.

  • Comece oferecendo pequenas quantidades de chá, cerca de 50 ml, e aumente a quantidade gradualmente.
  • Ofereça o chá em temperatura ambiente.
  • Não adoce o chá.
  • Não ofereça chá ao bebê antes da hora de dormir.
  • Converse com o pediatra sobre a melhor forma de introduzir o chá na dieta do bebê.
  • Evite ervas que contenham cafeína e sejam estimulantes, como chá-mate, preto e verde. São chás com substâncias que dificultam a absorção de cálcio e ferro, importantes para o desenvolvimento da criança.
  • Prefira oferecer o chá à noite, com ervas calmantes, para ajudar o bebê a ter um sono mais tranquilo.

Conheça também 5 ervas indicadas para bebês a partir dos seis meses de idade:

Erva-doce: alivia gases.

Capim-santo: auxilia no funcionamento do intestino.

Erva-cidreira: tranquiliza e alivia tosse e gases.

Camomila: atua como calmante e diminui enjoos.

Hortelã: auxilia na digestão e no combate a gripes e resfriados.

Encontre um especialista

©2025 REDE D’OR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS