Nas maternidades da Rede D’Or existe um sistema de segurança que leva em conta todas as etapas desse processo, prezando por mais independência para as gestantes. Acompanhe:
Entrada no hospital
Assim que chega na maternidade, a paciente deve ser identificada corretamente com duas pulseiras. A primeira deve conter nome e data de nascimento e a segunda informar possíveis problemas relacionados à alergia, risco de queda e necessidade de acompanhante.
Após esse primeiro passo, ela é encaminhada para o quarto e a equipe de enfermagem em conjunto com a de farmácia, preparam as medicações segundo perfil da paciente. Para esse passo, uma visita prévia é realizada para a reconciliação medicamentosa e/ou registro de alergias.
Além disso, a paciente também recebe uma visita multidisciplinar que garante para toda a equipe assistencial o conhecimento integral do caso para juntos apresentarem um plano de cuidado pautado nos desejos e necessidades de parto da gestante, visando também sua recuperação.
Esse trabalho é realizado segundo protocolos assistenciais atualizados, equipamentos adequados e instalações condizentes com a realidade da gestante. Dessa forma, é possível oferecer um atendimento humanizado, seguro e protagonizado pela mãe.
Processos pós-parto
Após o nascimento, o recém-nascido é recepcionado e atendido na mesma sala onde o parto foi realizado e só é liberado para o berçário após ser identificado também com duas pulseiras.
Nesse mesmo momento, a família e a paciente recebem orientações específicas para mantê-las durante todo o tempo de permanência na unidade hospitalar. Em casos de perda da identificação, a equipe deve ser informada imediatamente para realizar uma nova colocação.
Também é importante ressaltar que a equipe de enfermagem e médica, não estão autorizadas a retirar e transportar o recém-nascido do ambiente que se encontra, sem as duas identificações conferidas.
Os ambientes são monitorados por câmeras de segurança e os acessos são controlados por cartões eletrônicos. Reforçados com sistemas eletrônicos que são eficientes para controlar a localização do bebê, impedindo assim, o deslocamento não autorizado e favorecendo tranquilidade e segurança para a gestante.



