Cuidados com pele e cabelo na gravidez

As mulheres costumam ter dúvidas em relação a pele e cabelo durante a gravidez. O que é permitido e o que não deve ser feito durante este período?

Cuidado e bem-estar também estão associados ao uso de produtos adequados. Por isso, vale a pena tirar dúvidas com o dermatologista a respeito de xampus, protetores solares ou loções hidratantes que a gestante pretenda usar. É fundamental até mesmo saber se a tintura dos fios não oferece riscos ao bebê. Siga sempre as recomendações médicas.

O olhar analítico dos especialistas lhes dá condições de orientar as pacientes com base nas necessidades individuais e adequar as recomendações de acordo com cada estação do ano. Por exemplo, no inverno é necessária mais hidratação, dependendo do tipo de pele.

“Uma boa noite de sono, atividades físicas, alimentação correta com acompanhamento nutricional: todos esses fatores influenciam no corpo e, consequentemente, na pele e no cabelo”, diz a dermatologista Rosanna Nocito, que trabalha no Hospital e Maternidade São Luiz,  unidades Itaim e Morumbi. A médica esclarece outras questões.

Posso pintar ou fazer algum tipo de química no cabelo durante a gravidez?

Sim, a gestante pode pintar o cabelo. No entanto, recomendamos que a tintura seja realizada após o terceiro mês da gestação.  A coloração indicada não deve conter amônia, propilenoglicol, formol, parabenos e metais pesados, principalmente chumbo.

Lembramos que as substâncias químicas não estão presentes em grandes quantidades, mas o maior risco é de uma absorção em concentração suficiente a chegar até o feto e provocar malformações congênitas.

Geralmente, quantidades pequenas de ingredientes tóxicos já podem interferir na formação fetal (até o terceiro mês gestacional). Portanto, as futuras mamães devem evitar o uso de substâncias químicas próximo ao couro cabeludo, assim evitando o risco de absorção.

Durante a gestação o cabelo cai?

A mulher não tem problema de queda de cabelo durante a gestação. Pelo contrário, o processo é tão lindo que a grávida fica num estado de plenitude do ponto de vista da circulação e dos hormônios. Na pós-gestação, entretanto, a queda de cabelo significa o retorno ao equilíbrio do organismo.

Qual xampu devo usar durante a gravidez?

Recomendamos xampu com PH o mais neutro possível. Hoje há inúmeros produtos hipoalergênicos como gel de limpeza, cremes hidratantes, xampus e condicionadores.  Além disso, é importante evitar fragrâncias muito fortes porque a gestante é mais sensível a cheiros.

Durante a gravidez posso fazer tratamento para a pele?

Para a pele da gestante ficar mais bonita durante este período, indico seguir as recomendações de um médico dermatologista que tenha título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele vai esclarecer que tipo de produto a paciente pode usar em cada categoria como higienização, proteção solar ou hidratação.

Ressalto o uso do protetor solar sob recomendação médica para a prevenção do melasma, manchas escuras mais comuns na face.  Elas são ocasionadas pela ação dos receptores da pele em relação aos hormônios.

A limpeza de pele pode ser realizada por um profissional esteticista, mas sempre com a orientação do dermatologista, ou seja, um esteticista supervisionado pelo médico.

O que fazer para a pele ficar mais bonita durante a gestação?

A pele fica mais bonita se estiver tratada com itens adequados. Na escolha dos produtos, o médico leva em conta, entre outros fatores, o fototipo, que é uma escala de reação de cada tipo de pele quando exposto ao sol.

Posso tomar sol durante a gravidez? Ficarei com a pele manchada?

Não só pode, como deve! Porém, antes de se expor ao sol é preciso aplicar um protetor.

De fato, em todo o acompanhamento do pré-natal, a mulher terá verificados seus níveis de vitaminas (como a D, obtida com a exposição solar) e minerais. Se for o caso, será indicado o  aporte de nutrientes.

É correto usar bronzeador solar durante a gestação?

O bronzeador pode ser usado durante a gravidez, mas o correto é o fotoprotetor, conforme explicado, em razão da presença de hormônios em maior quantidade no sangue.  Esses hormônios abundantes interagem com receptores cutâneos e fazem com que a gestante fique mais suscetível a manchas.

Como faço para evitar estrias?

O temor das gestantes é o aparecimento de estrias durante o processo da gestação.  A minha dica é que a mulher hidrate a pele diversas vezes ao dia.

Após o banho, por exemplo, ocorre uma vasodilatação na pele. Neste momento, o uso de um creme hidratante contribui para que as fibras elásticas não sofram o rompimento típico do processo gestacional, devido ao crescimento do útero e à elasticidade da pele.

O desenvolvimento de estrias fica mais difícil em uma pele bem nutrida. É importante lembrar do acompanhamento médico também neste tipo de tratamento.

As celulites aumentam na gravidez? O que pode ser feito para evitá-las?

Na gestação ocorre maior retenção de líquido no corpo. Por isso, a mulher fica mais sujeita à celulite. Alimentação rica em frutas, verduras e legumes ajuda a evitar os indesejados furinhos na pele.

A retenção de sódio nos quadros de hipertensão também pode favorecer o aparecimento da celulite. A realização do pré-natal diminui esse risco.

Realizar atividade física moderadamente, contar com acompanhamento nutricional e cuidar da hidratação do corpo certamente dificultarão o surgimento de celulite.

Encontre um especialista