É possível saber se estou grávida? Saiba como e quais os métodos mais confiáveis

Em algum momento, algumas mulheres podem passar por questionamentos, entre os quais: Como saber se estou grávida? Quais os métodos mais confiáveis para descobrir a gravidez? Toda grávida tem algum sintoma? É possível o teste de gravidez dar falso? Essas dúvidas são muito comuns, por isso não se sinta sozinha.

De acordo com a Dra. Izabella Wilemann, ginecologista e obstetra do Hospital Brasil, normalmente o primeiro sintoma de gravidez é o atraso menstrual. “Às vezes, esse atraso é acompanhado de outros sintomas, como: dor nas mama, constipação, náuseas, tontura e sonolência. É importante ficar sempre em alerta aos sintomas”, completa a médica.

Existem casos em que a paciente não apresenta nenhum outro sintoma, além da ausência da menstruação. Em casos mais raros, a pessoa pode ir até o fim da gestação sem nenhum sintoma e só descobrir quando já está em trabalho de parto.

Se desconfiar que está grávida, o primeiro passo é procurar um especialista. O médico vai pedir um teste para medir a quantidade de hormônio BetaHCG na corrente sanguínea da paciente. O procedimento é feito como um exame de sangue comum. O método é um dos mais confiáveis para descobrir se você realmente vai ser mamãe. Afinal, ele consegue detectar até pequenas quantidades de hormônios que estão circulando no sangue.

Se você for realizar os testes disponíveis nas farmácias, fique atenta ao falso negativo. A Dra. Izabella explica que o falso negativo pode ocorrer, sim, principalmente se o teste for realizado precocemente, quando os níveis de hormônio BetaHCG ainda não são altos o suficiente para identificar a gravidez: “Nesses casos, o exame realizado em laboratório com o sangue da paciente é mais confiável”.

Os testes de farmácia são feitos com a urina e detectam o hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana. “Não há diferença significativa entre os testes de gravidez disponíveis nas farmácias. É importante realizá-lo após a paciente apresentar o atraso menstrual”, afirma Dra. Izabella.

Agora, sobre os testes de gravidez caseiros. Não caia nessa. Nenhum teste de gravidez caseiro é confiável. Para a Dra. Izabella, não há nenhuma comprovação científica de que os testes caseiros sejam confiáveis. Há exames disponíveis nas farmácias por preços acessíveis, além de existirem opções nas unidades básicas de saúde também.

Procure sempre fontes de informações confiáveis e aos primeiros sintomas de gravidez, busque a ajuda de um profissional experiente. O acompanhamento médico é essencial para a saúde da mãe e do bebê, se a gravidez for confirmada.

Encontre um especialista