Escolhendo a maternidade ideal: dicas para você tomar a decisão certa.

Ao longo dos 9 meses de gestação, muitos planos e dúvidas fazem parte da rotina da mãe, sendo um deles a escolha da maternidade. A unidade selecionada será responsável por garantir a segurança e a saúde da mãe e do bebê, tanto durante quanto após o parto. Por isso, essa decisão precisa estar no radar dos pais e ser planejada com bastante antecedência.

Sabemos que o processo de escolha pode ser bastante desafiador, principalmente para as mães e pais de primeira viagem. Afinal, existem diversas opções de maternidade, cada uma com suas características e particularidades. Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas essenciais para guiar você nesta jornada. Vamos lá!

Afinal, como escolher?

Inicialmente, deve-se levar em consideração questões relacionadas à segurança e ao conforto da mãe e do bebê.

Nesse momento, a gestante precisa se sentir acolhida no ambiente em que for realizar o procedimento. É importante conversar com outros pais que já tiveram seus bebês nas maternidades eleitas.

Em casos de planos de saúde, identifique quais são as maternidades que possuem cobertura para os serviços necessários.

Converse com o seu médico

Solicitar a opinião e as sugestões de pessoas que já tiveram experiências em maternidades, como já citado, é uma excelente forma de selecionar as possíveis instituições.

Porém, os pais não devem esquecer de conversar com seu obstetra de confiança.

Afinal, ele é um profissional da área e realizou o seu pré-natal, então saberá indicar as melhores unidades para o seu parto, em termos de segurança e qualidade no atendimento e conforto, de acordo com suas preferências e necessidades.

Conheça os locais

Após escolher a maternidade, a família deve visitar o lugar e conhecer todas as instalações do hospital. Essa prática de visitação fará com que a mulher se sinta mais confiante e segura quando chegar o momento de dar à luz.

Além disso, esteja atenta a todos os processos da instituição: desde os controles de qualidade – como reconhecimento de qualidade por AVALIADORES (observadores) externos como ONA, JCI e Qmentum – até as medidas necessárias para aprovação das dependências do local.

Outro ponto que merece atenção está relacionado à locomoção. Recomenda-se que a gestante opte por uma maternidade que esteja próxima à sua residência, evitando contratempos que podem complicar a chegada ao hospital. Se a unidade de sua confiança for longe da sua casa, vale a pena fazer um reconhecimento do trajeto e caminhos alternativos em horários críticos.

Saiba se disponibilizam UTI adulto e UTI neonatal

Essa dica vale principalmente para mulheres com gestação de risco. Diante de complicações na hora do parto, a paciente ou o recém-nascido pode precisar ser levado para uma unidade de terapia intensiva (UTI).

Dessa forma, ao escolher um hospital que tenha maternidade, UTI adulto e UTI neonatal, é possível assegurar um atendimento mais rápido para a mãe e/ou para o bebê, caso seja necessário.

Certifique-se de que a maternidade oferece uma assistência completa

A maternidade escolhida possui uma equipe multidisciplinar para atender a mãe e o bebê da melhor forma?

Contar com especialistas altamente qualificados, além de equipamentos de ponta e uma infraestrutura completa, é um diferencial que deixa os pais mais tranquilos na hora do parto.

Laboratório de análises clínicas, centro de diagnóstico por imagem e bancos de sangue também são serviços que reforçam a excelência no atendimento e deixam a família mais segura.

Verifique se a maternidade faz o tipo de parto da sua preferência

Parto normal, natural, humanizado, cesárea, de cócoras: as opções são diversas! Cada mãe possui uma predileção relacionada ao método adotado para realizar o nascimento do bebê. O mais importante é que você verifique, antes de qualquer escolha, se a maternidade faz o tipo de parto da sua preferência.

Maternidades da Rede D’Or – Referência nacional em cuidado

Se você chegou até aqui, provavelmente já percebeu que é imprescindível escolher uma instituição que tem como pilares a segurança dos pacientes, a assistência integral, o atendimento de excelência e a humanização. Todas essas são características das maternidades da Rede D’Or, referência nacional em cuidado. Elas ainda dispõem de acomodações modernas, dentro dos mais altos padrões de hotelaria da área da saúde.

As salas de parto são projetadas para serem ambientes confortáveis e aconchegantes. O objetivo é proporcionar o máximo de acolhimento aos pais durante o trabalho de parto e oferecer recursos de ponta para a equipe médica, garantindo a segurança necessária durante o nascimento do bebê.

As maternidades da Rede D’Or também oferecem uma assistência completa, com centro de diagnóstico, unidade semi-intensiva, UTI neonatal e muito mais! Para saber mais sobre as unidades, clique aqui.

Encontre um especialista