Gêmeos siameses

Gêmeos siameses se desenvolvem quando um embrião inicial se separa parcialmente e gera duas pessoas que permanecem unidas por alguma parte do corpo. Nesta matéria, você conhecerá um pouco mais sobre o assunto e as cirurgias existentes para separação dos irmãos.

O que são gêmeos siameses?

Na gemelaridade imperfeita ocorre uma anomalia na divisão dos embriões, que não se separam inteiramente. São gêmeos idênticos, do mesmo sexo, mas unidos pelo peito, abdômen ou pelve. Em uma gestação de gêmeos sem anomalias, um único óvulo é fecundado por um espermatozoide e a divisão celular resulta em dois embriões, que se separam e crescem de forma independente dentro do útero.

Os casos de nascimentos de gêmeos siameses no mundo são raros. No Brasil, foram pouco mais de 500 nos últimos 11 anos.

Tipos de gêmeos siameses

Existem vários tipos de gêmeos siameses, classificados de acordo com a parte do corpo pela qual estão unidos. Os mais comuns são:

  • Gêmeos torácicos (67% dos casos): unidos no peito
  • Gêmeos onfalópagos: unidos no umbigo
  • Gêmeos isquiópagos: unidos na pelve
  • Gêmeos dicéfalos: têm duas cabeças, mas apenas um corpo
  • Gêmeos parapagus: unidos na parte de trás da cabeça

Diagnóstico

No período pré-natal, a ultrassonografia obstétrica pode diagnosticar a gemelaridade imperfeita, com exames de imagem indicando gêmeos siameses desde as 12 semanas de gestação. Na primeira ultrassonografia pré-natal, antes de 10 semanas de gestação, o médico obstetra pode observar embriões que se movem ao mesmo tempo, ou, ainda, um embrião com espinha bífida. Esses são fatores que sugerem a gemelaridade imperfeita.

Tratamento e cirurgia

O tratamento de gêmeos siameses depende do tipo e da gravidade da união. Em alguns casos, os gêmeos são separados por cirurgia. No entanto, em outros, o procedimento cirúrgico é inviável devido a vários fatores de complexidade e órgãos compartilhados.

A cirurgia para separar gêmeos siameses requer uma equipe de cirurgiões experientes devido à complexidade dos casos. Na maioria das vezes, são realizadas meses após o nascimento ou durante a infância. O procedimento cirúrgico é planejado em várias etapas com o objetivo de separar um conjunto de órgãos ou de tecidos. Posteriormente, outras cirurgias após a separação dos gêmeos serão necessárias.

Avanços na medicina

Os avanços na medicina têm melhorado o prognóstico de gêmeos siameses. A cirurgia para separar os irmãos tem se tornado mais segura, e os médicos agora são capazes de tratar complicações que, anos atrás, eram fatais.

Quando a cirurgia tem um alto risco, os gêmeos podem permanecer unidos e levar uma vida relativamente normal. Com o apoio da família, os irmãos podem ter uma boa qualidade de vida.

Encontre um especialista