Você está em Maternidade D`Or

Localização desligada

ATIVAR

Você está em Maternidade D`Or

Gravidez tardia: conheça os riscos

Com os avanços da medicina o conceito de gravidez tardia vem se modificando. Para colocarmos em perspectiva, nos anos 60 a idade considerada ideal para engravidar era entre os 18 e 25 anos. Hoje em dia, os médicos afirmam que o ideal é entre os 20 e 30.

Uma gravidez tardia, portanto, é aquela que ocorre após esse período. Por conta das mudanças do corpo da mulher, a gestação pode trazer muitas consequências e riscos tanto para a mãe quanto para o bebê.

Riscos para a mãe

O desenvolvimento de doenças como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e hipertensão estão no topo da lista.

A diabetes gestacional diz respeito a uma complicação que surge assintomática e só aparece quando a mulher está grávida. Pode ser causado pelo aumento da concentração dos hormônios relacionados com a gravidez que desenvolve uma resistência insulínica.

A pré-eclâmpsia também é um risco na gravidez tardia que é desencadeada pelo aumento da pressão arterial e consequentemente gera inchaço para diversas partes do corpo, principalmente nas extremidades, como pés e mãos.

E o último risco é a hipertensão. A doença pode causar fortes dores de cabeça e barriga, inchaço de diversas partes do corpo, além de também causar visão turva.

Vale ressaltar que todos esses riscos podem acontecer em gravidezes não tardias, mas se forem diagnosticados precocemente, podem ser tratados e controlados.

A excelência da nossa equipe de especialistas ao seu alcance.

Marcação de consultas e exames médicos em hospitais e clínicas da Rede D'Or em 9 estados do Brasil.Gestante sendo atendida por uma médica

Riscos para o bebê

Algumas síndromes e doenças se manifestam em maior concentração quando a gravidez acontece com a idade mais avançada da mãe. Entre elas: síndrome de Down, maior chance de parto prematuro e de sofrer um aborto espontâneo.

No caso da síndrome de Down, a criança tem mais chances de desenvolver a doença porque com o passar dos anos, o gameta da mulher envelhece também. Isso dificulta a divisão correta das células, que pode ocasionar a trissomia do cromossomo 21, além de outras anomalias genéticas.

O aborto espontâneo e o parto prematuro são também consequências do envelhecimento dos gametas. Em mulheres mais velhas existe o risco da interrupção da gravidez antes do previsto ou a necessidade de fazer o parte antes do previsto, em decorrência da pré-eclâmpsia, por exemplo.

Existem algumas maneiras para minimizar todos os riscos citados acima. Em primeiro lugar é fundamental que a gestante realize os exames de check-up antes de engravidar, isso permitirá detectar anormalidades e outros problemas.

Outra recomendação é manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos durante a gravidez, porque pode ajudar a aliviar alguns desconfortos e evitar possíveis problemas de diabetes gestacional.

Realizando o acompanhamento médico e seguindo todas essas recomendações, aumentam as chances de a gravidez ser saudável.

Encontre um especialista

©2025 REDE D’OR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS