Você está em Maternidade D`Or

Localização desligada

ATIVAR

Você está em Maternidade D`Or

Hemorroida pós-parto: como tratar e aliviar os sintomas

Durante a gestação, o peso do útero, as alterações hormonais, o esforço do parto e a prisão de ventre comum nesse período contribuem para o surgimento da hemorroida. Apesar do desconforto, trata-se de uma condição frequente, tratável e geralmente temporária. Saber como aliviar os sintomas e quando procurar ajuda médica é essencial.

O que são hemorroidas?

Hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas na região do ânus e do reto. Elas podem surgir tanto na parte interna do canal anal (hemorroidas internas) quanto na parte de fora, ao redor do ânus (hemorroidas externas).

Embora possam afetar pessoas de todas as idades, é comum que se manifestem durante ou após a gravidez, especialmente no pós-parto.

Quais são os sintomas de hemorroida pós-parto?

Os principais sintomas incluem:

  • coceira na região anal;
  • dor ao evacuar;
  • presença de sangue vermelho vivo nas fezes ou no papel higiênico;
  • sensação de inchaço ou saliência no ânus;
  • sensação de evacuação incompleta.

Hemorroida pós-parto tem cura?

Sim, a hemorroida pós-parto tem cura. Em muitos casos, os sintomas desaparecem espontaneamente após algumas semanas. No entanto, existem diversas formas de tratamento que ajudam a acelerar a recuperação e aliviar o desconforto.

O tratamento depende da gravidade do quadro e deve sempre ser orientado por um médico — preferencialmente um proctologista.

As opções incluem: pomadas e cremes (com ação anti-inflamatória, anestésica e vasoconstritora), medicamentos orais e, nos casos persistentes, o médico pode indicar procedimentos minimamente invasivos, como ligadura elástica (colocação de um pequeno elástico na base da hemorroida, interrompendo a circulação de sangue naquela região) ou a remoção cirúrgica das hemorroida

Como aliviar os sintomas?

  • Evite papel higiênico seco: prefira lavar a região com água morna e sabão neutro.
  • Evite ficar sentada por longos períodos: isso aumenta a pressão na região anal.
  • Inclua fibras na alimentação: frutas, vegetais e cereais integrais ajudam a manter o intestino funcionando.
  • Beba bastante água, cerca de 2 litros por dia.
  • Evite esforço para evacuar: isso pode piorar o quadro ou causar novas hemorroidas. Além disso, evacue sempre que sentir vontade, sem adiar.
  • Evite carregar peso ou fazer esforço excessivo.
  • Pratique caminhadas leves após a liberação médica.

Caso os sintomas piorem ou persistam por mais de duas semanas, procure um especialista. Com o acompanhamento médico adequado, é possível se recuperar com segurança e tranquilidade.

A excelência da nossa equipe de especialistas ao seu alcance.

Marcação de consultas e exames médicos em hospitais e clínicas da Rede D'Or em 9 estados do Brasil.Gestante sendo atendida por uma médica

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!

Encontre um especialista

©2025 REDE D’OR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS