Você está em Maternidade D`Or

Localização desligada

ATIVAR

Você está em Maternidade D`Or

Hidroterapia durante o trabalho de parto: conheça os benefícios e a importância desse método de tratamento alternativo

A gestação é um período que provoca diversas mudanças físicas e emocionais nas mulheres. Algumas delas podem causar desconfortos e, por isso, é importante que a gestante busque tratamentos alternativos para aliviar os sintomas.

O momento do trabalho de parto é o que costuma causar maiores angústias e medos, pois muitas mulheres sentem receio pelas dores das contrações e até mesmo do momento do nascimento.

É normal que o corpo fique mais pesado na gravidez, e a hidroterapia é um ótimo exemplo de método alternativo para aliviar essa sensação, pois proporciona o bem-estar tanto no período da gravidez quanto durante o trabalho de parto.

Hoje em dia, a maioria das maternidades oferece banheira em seus quartos para incentivar a hidroterapia nos momentos que antecedem o nascimento do bebê. A água aquecida, além de permitir que a mulher realize exercícios aeróbicos de forma segura e sem quedas, facilita o relaxamento dos músculos e diminui as dores.

Durante o trabalho de parto, quando a gestante está na banheira, o controle da dor se dá pela associação da temperatura da água e a imersão, diminuindo assim as contrações ritmadas.

Todas as mulheres podem realizar a hidroterapia durante o trabalho de parto?

Apesar de não apresentar nenhum tipo de risco de lesão, colisão ou quedas, a hidroterapia durante o trabalho de parto pode ser contraindicada quando a paciente precisa de monitorização dos aparelhos ou se utiliza procedimentos de analgesia.

Em qual fase do trabalho de parto a mulher deve entrar na banheira?

Os médicos afirmam que idealmente a banheira serve para a fase mais ativa do trabalho de parto, ou seja, quando a paciente está acima de 5cm de dilatação, com uma dinâmica uterina mais recorrente.

Mas, afinal, quais são os benefícios da hidroterapia durante o trabalho de parto?

Além de retardar o uso da analgesia medicamentosa, ser um método natural e aliviar as dores fortes na lombar durante as contrações, a hidroterapia também aumenta o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, auxilia na respiração e melhora a circulação sanguínea.

É importante lembrar que todas as atividades realizadas na banheira precisam ser autorizadas pelo médico. E, durante todo o trabalho de parto, elas são monitoradas pela equipe de enfermagem, promovendo o bem-estar da mãe e do bebê.

Encontre um especialista

©2025 REDE D’OR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS